07/08/2025

Seleção feminina de basquete em CR embarca para Colômbia para disputa da Copa América

 

Perla Assunção durante a semana de treinamentos da Seleção Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas no CT Paralímpico, em São Paulo 2025 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas finaliza, nesta semana, o período de treinos preparatórios para a disputa da Copa América da modalidade, marcada para começar neste fim de semana, em Bogotá, na Colômbia. A equipe está reunida no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e embarca para a competição na madrugada desta quinta-feira, 7.

Entre as doze convocadas, está a paraense Perla Assunção, que atua como capitã do time. A atleta tem no currículo o bronze conquistado nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e na Copa América de 2022, uma das melhores campanhas brasileiras na competição.

Aos 17 anos, Perla sofreu um acidente de carro que resultou em uma lesão medular. Dois anos depois, foi apresentada ao basquete em cadeira de rodas por amigos e passou a integrar equipes da modalidade. Para ela, o grupo chega unido e focado no desafio.

“Estamos com poucos dias de treinamento, mas estão sendo muito produtivos. O entrosamento entre os atletas e a comissão técnica está funcionando bem.”

A seleção é comandada por Evelyn Cristine Barbian, que assumiu oficialmente o grupo em março deste ano. Gaúcha, Evelyn tem longa trajetória na modalidade e já trabalhou com equipes andantes femininas e masculinas em cadeira de rodas.

“É minha primeira competição com a Seleção feminina, depois de um período de treinos e observações. Estamos nos preparando da melhor forma possível”, explicou a treinadora. “O Canadá será nosso primeiro adversário e tem sido o foco dos nossos estudos. Sabemos também da força dos Estados Unidos e vamos observar todas as possibilid0ades de ajuste durante o campeonato.”

A Copa América oferece duas vagas diretas para o Campeonato Mundial de 2026, que será realizado em Ottawa, no Canadá. Outras duas seleções avançam ao torneio de repescagem, que completará a lista de classificadas para a próxima edição do Mundial.

Logo após o término da disputa feminina, será a vez da Seleção masculina da modalidade disputar a Copa América, entre os dias 15 a 20 de agosto, no mesmo local.

*Com informações da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC)

Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do basquete em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/selecao-feminina-de-basquete-em-cr-embarca-para-colombia-para-disputa-da-copa-america/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário