15/08/2025

Inclusão sobre três rodas no Capital Moto Week

Capital Moto Week 2025 promove inclusão com acessibilidade em todos os cantos, desde banheiros adaptados até intérpretes de Libras. Festival oferece ingressos gratuitos para PCDs e integra sustentabilidade.

Inclusão sobre três rodas no Capital Moto Week

O ronco dos motores no Capital Moto Week vai além da potência. Em cada curva da Cidade da Moto, ecoa também o som da inclusão e da diversidade.

O Capital Moto Week 2025 aconteceu entre os dias 24 de julho a 2 de agosto, em Brasília, palco do maior festival de motos e rock da América Latina, atraindo 856 mil pessoas e 370 mil motos e mais de 1.800 motoclubes de todo o Brasil e do mundo.

Foram 107 shows em um espaço de mais de 320 mil m². Além de atrações como: tirolesa, bungee jump, roda-gigante e 5 palcos temáticos com musicais de rock.

Durante o festival, a acessibilidade está em todos os cantos, de banheiros adaptados e rotas sinalizadas à audiodescrição de cardápios e ao concierge exclusivo. Nada é improvisado. É projeto, é compromisso.

Um dos participantes, de 47 anos, paraplégico após um acidente enquanto servia ao Exército, desenvolveu o próprio triciclo adaptado com freio hidráulico e embreagem automatizada. E com ele, já cruzou os estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná. Agora, foram 1.200 km do Rio de Janeiro/RJ até Brasília/DF para participar do Moto Week.

Em 2025, o festival ofereceu ingressos gratuitos para 1385 PCD, além de disponibilizar cordões de identificação, cadeiras de rodas e kits sensoriais, que ajudam a descomprimir, a acalmar e a reduzir a ansiedade de pessoas neurodivergentes. Entre as iniciativas estão a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos shows principais e a oferta de apoio personalizado.

Dentre outras coisas que foram oferecidas para as PcD na edição 2025, estão: Ingresso gratuito para PcD e meia-entrada para um acompanhante; Estacionamento gratuito com vagas reservadas; Concierge exclusivo; Rota acessível em todo o festival; Empréstimo de kits sensoriais para pessoas neurodivergentes; Praça de alimentação acessível; Audiodescrição de cardápios; Banheiros adaptados estrategicamente distribuídos por todo o festival; Área exclusiva para pessoas com deficiência na arena de shows; Intérprete de Libras; Distribuição de cordão de girassol; Roda gigante acessível e gratuita; Equipe de atendimento orientada.

O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero e zera as emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva do entretenimento.

Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=670f5989-a62e-41b0-8b10-c76e13ff7eff

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário