11/08/2025

Brasil domina Colômbia, fica quase dois quartos sem tomar pontos e vence 2ª na Copa América feminina de basquete em CR

 

Jogadoras brasileiras celebram vitória na Copa América de basquete em cadeira de rodas | Foto: Divulgação/CBBC

A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas venceu sua segunda partida na Copa América da modalidade, na tarde/noite deste domingo, 10, no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, em Bogotá, na Colômbia. Após quase passar os dois primeiros períodos sem sofrer pontos das anfitriãs colombianas — com um placar parcial de 39 a 2, o Brasil fechou a partida em 67 a 29.

Vale ainda destacar que o primeiro quarto terminou 17 a 0 para as brasileiras. A Colômbia só conseguiu “furar” a defesa do Brasil com mais eficiência no terceiro quarto, quando anotou 10 pontos, mas, em contrapartida, sofreu 18. No último período, as colombianas fizeram 17 pontos contra 10 das brasileiras.

A cestinha do confronto deste domingo foi Adrienne Souza, que anotou 15 pontos.

Nesse sábado, 9, o Brasil já havia superado o Canadá,  em jogo válido pela estreia do Grupo B, por 70 a 62. À ocasião, o destaque foi Paola Klokler, que anotou 28 pontos, pegou oito rebotes e ainda deu seis assistências.

Agora, a equipe comandada pela gaúcha Evelyn Cristine Barbian vai enfrentar o El Salvador nesta segunda-feira, 11, a partir das 11h (horário de Brasília). A tabela completa da primeira fase está ao fim do texto.

A competição reúne oito seleções: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, México, El Salvador, Estados Unidos e Canadá. Estão em disputa duas vagas diretas para o Campeonato Mundial de 2026, em Ottawa, no Canadá, além de duas outras vagas para o Torneio de Repescagem, que definirá as últimas classificadas para o Mundial. Todos os jogos da Copa América podem ser acompanhados, ao vivo, no YouTube, em dois canais: IWBF (em português Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas) e BSR Colômbia

As melhores campanhas do Brasil na história da Copa América foram duas medalhas de bronze — ambas conquistadas contra a Argentina: em 2017 e 2022.

Após a fase de grupos, as quartas de final definem as quatro seleções semifinalistas. O chaveamento será: 1º do grupo A x 4º do grupo B, 2ºA x 3ºB, 3ºA x 2ºB e 4ºA x 1ºB. Os vencedores avançam para as semifinais, marcadas para quarta-feira, 13 (horário a definir).

Após o torneio feminino, será a vez da competição masculina, que ocorrerá de 15 a 20 de agosto, no mesmo ginásio Coliseo Cayetano Cañizares.

Jogos da Seleção – Fase de Grupos
Sábado, 09/08
Canadá 62 x 70 Brasil

Domingo, 10/08
17h15 – Brasil x Colômbia

Segunda-feira, 11/08
11h – El Salvador x Brasil

Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do basquete em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/brasil-domina-colombia-fica-quase-dois-quartos-sem-tomar-pontos-e-vence-2a-na-copa-america-feminina-de-basquete-em-cr/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário