15/08/2025

Etapa de São Paulo encerra Meeting Loterias Caixa 2025 e projeta atletas para Mundiais

A paulista Beth Gomes durante prova de lançamento de disco no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025 chega a sua 27ª e última etapa nesta semana, de sexta-feira, 15, a domingo, 17, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), após percorrer todas as demais unidades federativas do Brasil. O evento vai reunir desde atletas em desenvolvimento até esportistas que se preparam para as principais competições internacionais do ano em suas modalidades: o Mundial de Natação em Singapura, de 21 a 27 de setembro; o Mundial de Atletismo em Nova Deli, na Índia, de 27 de setembro a 5 de outubro; e o Mundial de Halterofilismo do Cairo, no Egito, de 11 a 18 de outubro.

Serão 1117 competidores em sete modalidades. Ao longo dos três dias de evento, haverá tanto provas para atletas de alto rendimento como também Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre crianças de 7 a 10 anos alunas de Centros de Referência do CPB).

O Centro de Treinamento Paralímpico irá receber seis das modalidades em disputa: atletismo (660 participantes), natação (270), halterofilismo (80), bocha (32), tênis de mesa (12), tiro com arco (37). Além disso, a Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo vai sediar provas de tiro esportivo para 26 atletas.

Para a paulista Beth Gomes (clube Aspa), bicampeã paralímpica do lançamento de disco (Tóquio 2020 e Paris 2024), o evento faz parte do planejamento visando o Mundial na Índia. “Vai ser muito importante ver como estão meus arremessos, meus lançamentos e tudo aquilo que já treinei para que eu possa chegar no Mundial muito bem preparada”, afirmou.

Beth, 60, disse considerar o Meeting uma competição especial por unir diferentes gerações. “O interessante para mim é o encontro com os jovens atletas em busca de sua evolução, a possibilidade de conviver com eles, competir e mostrar que sonhos são para ser conquistados. É uma interação muito importante para nós, atletas de alto rendimento, para passar nosso legado para aqueles que estão vindo”, disse a atleta da classe F53 (competem em cadeiras de rodas).

A paulista e bicampeã paralímpica no halterofilismo Mariana D’Andrea (Tóquio 2020 e Paris 2024) afirmou que o Meeting a ajudará a manter o ritmo de competição e avaliar o desempenho em um ambiente de alto nível antes do Mundial no Egito. “É importante ter um calendário cheio, competir com frequência e, principalmente, em uma estrutura como a do CT Paralímpico. É um termômetro para saber como estou e o que preciso ajustar para chegar bem ao Mundial”, disse a atleta do clube Aesa.

A halterofilista destacou o papel do Meeting na promoção do esporte paralímpico no país. “O Meeting é importante porque leva uma competição de alto nível para a porta da casa dos atletas, independentemente da região onde moram. Também coloca atletas de elite em contato com os jovens, amplificando o impacto do Movimento Paralímpico, inspirando mais  esportistas e aumentando a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, disse.

Na natação, a paulista Maiara Barreto, da classe S3 (comprometimento físico-motor), também incluiu o Meeting como uma etapa de sua preparação, a pouco mais de um mês do Mundial de Singapura. “Quero observar tudo o que estou fazendo certo, onde estou errando, para que no Mundial meu nado esteja redondinho”, afirmou a atleta do clube APNH/SPFC. Ela irá nadar os 50m livre, os 50m costas e os 100m livre. Ela é medalhista de bronze nos 50m costas do Mundial da Ilha da Madeira 2022, em Portugal.

Outros atletas de destaque internacional confirmados para o Meeting serão o mineiro Claudiney Batista, do clube CAD e da classe F56 (atletas que competem sentados), tricampeão paralímpico no lançamento de disco (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024); e a paulista Giovanna Boscolo (clube IEMA), bronze no lançamento de club da classe F32 (lesões encefálicas), também em Paris.

A cerimônia de abertura do Meeting Paralímpico de São Paulo será realizada na sexta-feira, 15, às 8h40, com a presença do ex-nadador potiguar Clodoaldo Silva, dono de 14 medalhas paralímpicas (seis ouros, seis pratas e dois bronzes), conquistados entre Sidney 2000 e Rio 2016.

No sábado, 16, a partir das 8h30, haverá uma homenagem a 11 atletas com trajetórias marcantes na história do Movimento Paralímpico no Brasil e que estiveram em etapas anteriores do evento neste ano: Anelise Hermany, Suely Guimarães, Márcia Malsar, Adriano Lima, Maria Jussara, Maria José Ferreira, Terezinha Guilhermina, André Garcia, Luis Antônio Silva, Shirlene Coelho e Petrúcio Ferreira. A ação faz parte das iniciativas em comemoração aos 30 anos do CPB, fundado em 1995.


Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de São Paulo
Datas: 15 a 17 de agosto, a partir das 8h

Atletismo, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tiro com arco
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 11,5 – Vila Guarani – São Paulo

Tiro Esportivo
Local: Escola de Educação Física da Polícia Militar
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 548 – Canindé – São Paulo


Patrocínios
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais da natação, bocha, halterofilismo, tiro com arco e tiro esportivo.
 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Mariana D’Andrea, Beth Gomes e Giovanna Boscolo são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.


Time São Paulo
Os atletas Maiara Barreto, Beth Gomes, Claudiney Batista e Mariana D’Andrea integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


Etapa de São Paulo encerra Meeting Loterias Caixa 2025 e projeta atletas para Mundiais

Fonte https://cpb.org.br/noticias/etapa-de-sao-paulo-encerra-meeting-loterias-caixa-2025-e-projeta-atletas-para-mundiais/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário