A 2ª fase nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de atletismo se encerrou neste domingo, 24, no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paulo, e registrou melhora das marcas dos atletas que vão estrear no Mundial da modalidade, que será disputado em Nova Déli, na Índia, entre 27 de setembro e 5 de outubro. Um dos novatos, o paulista Henrique Caetano, chegou a fazer o melhor tempo do mundo de 2025 na prova dos 200m da classe T35 (paralisados cerebrais no último dia de provas de pista e campo.
A competição reuniu 475 atletas de todo o país em disputas de pista e campo, incluindo 44 dos 50 convocados para a competição mundial que estavam em busca de ritmo de prova nesta reta final de preparação. O Circuito teve transmissão ao vivo pelo canal do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no YouTube.
Nos 200m da classe T35, o velocista Henrique Caetano reduziu sua melhor marca de 24s13 para 23s08 e reafirmou sua posição de líder do ranking mundial do ano e o melhor desempenho da prova na temporada. Apesar de estreante em Mundiais, ele já competiu nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando foi finalista nos 100m e 200m e terminou em quarto lugar em ambas distâncias.
“Sou muito grato ao CPB, essa marca é muito expressiva. Ontem, o vento estava 3,4 m/s contra, mas não me abalei, porque sabia que meu trabalho e minha mente estavam focados. Hoje, veio o resultado que eu procurava desde os Jogos Paralímpicos”, disse o atleta que competiu pelo clube Time Nauru.
“Tem muita coisa ainda para ajustar. Esse é só o começo para chegar ao Mundial e brigar de igual para igual. Depois da estreia em Jogos, percebi que dava para chegar. Este ano tudo vem dando certo e agora quero brigar por medalha de ouro”, completou.
Na mesma prova da classe T12 (deficiência visual), pela disputa feminina, a baiana Daniele dos Santos registrou 26s13, ligeiramente mais rápida da sua melhor marca da temporada (26s24). “A minha prova é 100m, mas gosto de correr os 200m também. Temos conseguido bons resultados e considero uma alternativa. O foco agora é Nova Déli, a ansiedade está controlada, mas o plano é evoluir sempre”, avaliou a atleta, do clube UNICEP e que também fará sua estreia em Mundiais.
Além de Henrique e Daniele, a seleção contará com outros sete estreantes no Mundial: Clara Daniele, Edileusa Rocha, João Matos, Romildo dos Santos, Vinicius Cabral, Denner Turaça e Jean Silva, que pela manhã disputou os 5.000m e registrou 15min30s26.
Nas provas de salto em distância, o sul-mato-grossense Denner Turaça, da classe T13 (baixa visão), saltou 6,96m. O atleta, que representa o Time Nauru, participa do Mundial após receber convite nominal do World Para Athletics (WPA), braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os
atletas Clara Daniele, Jean Silva, João Matos e Romildo dos Santos, são
integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa
de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148
atletas.
Time São Paulo
Os atletas Denner
Turaça e Henrique Caetano integram o Time São Paulo, parceria entre o
CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de
São Paulo, que beneficia 154 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/circuito-loterias-caixa-2a-fase-nacional-registra-evolucao-de-estreantes-rumo-ao-mundial-de-atletismo/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário