23/08/2025

Paranaense avança para final da canoagem no Mundial de Milão, na Itália, neste fim de semana

Atleta Mari Santilli durante Mundial de canoagem na Itália | Divulgação CBCa

A Seleção Brasileira de canoagem conquistou nesta sexta-feira, 22, mais uma vaga nas finais do Mundial de canoagem paralímpica 2025 em Milão, na Itália. Ao todo, sete atletas já conquistaram seus lugares nas finais neste fim de semana (23 e 24), enquanto outros cinco ainda disputam as semifinais.

A paranaense Mari Christina Santilli foi a primeira competidora da sexta-feira, 22, e chegou atrás apenas da britânica Charlotte Henshaw (56s40) na prova dos 200m VL3. Com isso, o tempo de 58s73 lhe garantiu vaga na semifinal, que disputou com a gaúcha Erisângela Toniolo. A semifinal foi disputada no mesmo dia, com a paraense terminando a prova em segundo lugar (1m00s33) e a gaúcha em sétimo. A atleta Mari Santilli segue para a briga pelo ouro, marcada para às 4h45 (horário de Brasília) do domingo, 24.

O brasiliense Uilian Ferreira Mendes também avançou na competição. Fez o terceiro melhor tempo no KL2 (45s65), atrás do húngaro Tibor Kiss (45s35) e do vencedor da prova eliminatória, o britânico David Phillipson (44s22). O próximo desafio do brasiliense é a semifinal, marcada para este sábado, 23, às 4h00 (de Brasília). Na mesma prova estarão também outros dois brasileiros: o brasiliense Luciano Lima e o paranaense Flávio Reitz.

Na disputa eliminatória dos 200m KL3, o baiano Gabriel Paixão Porto foi o segundo colocado em sua bateria, marcando 41s26, enquanto o paranaense Miquéias Elias Rodrigues terminou em segundo lugar na sua série, com 40s79. Ambos avançaram para a próxima fase, que será realizada neste sábado, 23.

Na prova do KL3 200 m feminino, a brasiliense Aline Furtado de Oliveira disputou a semifinal nesta sexta-feira (22), mas acabou ficando fora da decisão. Ela completou a prova em 52s51, na quinta colocação da sua bateria, e não avançou para a final A.

Na quinta-feira, 21, a sul-mato-grossense Débora Benevides foi a única atleta a competir nas provas paralímpicas marcadas para o dia, visto que, após sua participação, o dia de competições foi cancelado devido a um forte temporal que atingiu a região. A atleta foi para a água nos 200m VL2 e fez o terceiro melhor tempo (1m04s39) da prova, garantindo sua vaga direto para a final que acontece no domingo, 24.

Confira as próximas provas dos brasileiros no Mundial de canoagem na Itália:

Sábado, 23/08
4h00 – Semifinal KL2 masculino – Uilian Mendes, Luciano Lima e Flávio Reitz
4h15 – Semifinal 02 KL3 masculino – Miqueias Elias Rodrigues
4h20 – Semifinal 02 KL3 masculino – Gabriel Paixão Porto
5h00 – Final KL1 masculino – Luís Carlos Cardoso
10h12- Final VL3 masculino – Giovane Vieira de Paula
10h06 – Final VL2 masculino – Fernando Rufino e Igor Tofalini
10h18 – Final KL2 feminino – Leonice Friedrich

Domingo, 24/08
4h45 – Final VL3 feminino – Mari Santilli
5h16 – Final VL2 feminino – Débora Benevides

Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da canoagem.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Mari Christina Santilli, Fernando Rufino, Igor Tofalini, Luís Carlos Cardoso, Miqueias Elias Rodrigues são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
O atleta Luís Carlos Cardoso integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/paranaense-avanca-para-final-da-canoagem-no-mundial-de-milao-na-italia-neste-fim-de-semana/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário