A piauiense Antônia Keyla quebrou o recorde das Américas na prova dos 1.500m da classe T20 (deficiência intelectual) neste domingo, 3, último dia do Troféu Brasil de atletismo, que acontece desde a última quinta-feira, 31, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição reuniu quase 1 mil atletas olímpicos e paralímpicos em disputas de pista e campo.
A fundista Antônia Keyla, que havia sido medalhista de bronze na mesma prova nos Jogos de Paris 2024 e prata no Mundial de Kobe 2024, correu a distância em 4min24s33 e superou a sua própria marca continental, que era de 4min28s92, feitos no Desafio Brasil de atletismo durante o Meeting Belo Horizonte, no último mês de junho.
O tempo de Keyla deste domingo também é o melhor do mundo da prova em 2025 e ficou a menos de um segundo do recorde mundial dos 1.500m T20 – de 4min23s37, da polonesa Barbara Bieganowska-Zajac, registrado em 2012.
“Estou muito feliz por ter melhorado minha marca. Foi a melhor da minha vida. Estou aprendendo a ter um gás diferenciado na última volta porque é onde definimos a prova. É muito bom competir diante dessas adversárias olímpicas que são muito fortes, que competem em âmbito internacional. Então, sabia que tinha chances de evoluir meu tempo”, afirmou a fundista do clube ADD/SP, que terminou a prova na quarta colocação.
A maranhense Rayane Soares foi outra atleta paralímpica a competir neste dia. A atleta da classe T13 deficiência visual) correu a final dos 200m em 24s40 e ficou próxima dos 24s19 que lhe renderam o recorde mundial da prova neste sábado, 2, durante as eliminatórias.
Na competição, a atleta do clube Instituto Athlon também fez a melhor marca do mundo nos 100m ao completar a disputa em 12s17 na última quinta-feira, 31.
“Me senti muito bem nestes dias de Troféu Brasil, apesar de não ter gostado muito do tempo desta final. Gostaria de ido um pouco melhor e ter ficado perto da marca que fiz nas eliminatórias. Mas esses dois recordes mundiais que consegui na competição, com certeza, vão me dar um gás a mais e uma motivação maior para a sequência da temporada e para a disputa do Mundial. Estou com meu [aspecto] mental bem mais forte agora”, avaliou.
A competição para os atletas paralímpicos serviu como preparação final para o Mundial da modalidade, marcado para 27 de setembro a 5 de outubro, na Índia. Mesmo já com um dos critérios pré-estabelecidos, os atletas devem aguardar a convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As
atletas Antônia Keyla e Rayane Soares são integrantes do Programa
Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual
da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.
Time São Paulo
As atletas Antônia Keyla e Rayane
Soares integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de
Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que
beneficia 154 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/antonia-keyla-quebra-recorde-das-americas-nos-1-500m-em-ultimo-dia-do-trofeu-brasil-no-ct-paralimpico/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário