20/05/2020

Exercício Físico Em Adultos com Deficiência Visual

Estudos demonstram que pessoas com deficiência visual não possuem tempo de atividade física satisfatórios, apesar da deficiência visual não afetar negativamente a qualidade de vida, bons níveis de atividade física estão associados a uma melhor percepção da mesma. 

De uma maneira geral, estudos demonstram que adultos com DV praticantes de atividades esportivas demonstram boa percepção da qualidade de vida, assim como, idosos participantes de programas de reabilitação.

Ressalta-se a importância de priorizar estudos na fase adulta, uma vez que nesta faixa etária o envolvimento em atividades que  demandam  maior  esforço  físico  tende  a  declinar. Além disso, de acordo com Łabudzki e Tasiemski as pesquisas realizadas com pessoas com DV geralmente são com crianças ou idosos.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos combinados no tempo de atividade física e qualidade de vida de adultos com deficiência visual. Participaram nove adultos com DV com média de idade de 44,9±11,3 anos. Foi realizado um programa de treinamento com exercícios aeróbicos e de treinamento com pesos combinados em uma única sessão, duas vezes na semana, por um período de 12 semanas, em um Espaço de Atividades Físicas.

O tempo de atividade física (TAF) foi avaliado por meio do IPAQ, versão curta e a qualidade de vida (QV) pelo WHOQOL – BREF abreviado na versão em português. Também foi aplicada uma Ficha Anamnética para caracterizar os participantes. 

As avaliações foram realizadas anteriormente o início do treinamento e ao término do mesmo. Foi utilizado o teste Shapiro–Wilk para verificar a normalidade dos resultados e o teste Wilcoxon para avaliar a diferença entre as médias obtidas antes e após o treinamento. Foram observadas melhoras estatisticamente significativas no TAF e nos domínios físico e psicológico da QV.

Conclui-se que a prática de exercícios físicos combinados promove melhoras nos níveis de QV e TAF, possibilitando um estilo de vida mais ativo e maior independência para pessoas com DV.

#pracegover a imagem mostra o Professor Daniel Carmo ministrando um curso sobre esportes para pessoas com deficiência. Uma aluna vendada sendo conduzida por uma aluna vidente para que possam experimentar sensações esportivas e aquáticas.
Fonte  https://www.facebook.com/groups/694342410772136/permalink/1306271229579248/
Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário