O ato de brincar é fundamental não somente para as crianças sem deficiência, mas também para aquelas com deficiência, pois mesmo que precise ser mediada, a ação lúdica traz
uma gama de benefícios a elas.
O brincar é importante para aproximar a criança com deficiência do seu meio e fazê-la interagir socialmente, possibilitando que ela não se sinta ou tenham-na como incapaz.
Além de preparar pais, familiares e todas as pessoas que convivem com essa criança, conscientizando-os, que há a necessidade de estimular e apoiar o ato de brincar (UNICEF
BRASIL, 2001, p. 11).
Por isso, o ato de brincar é mais um direito adquirido e que está garantido no ECA, no Art. 16 parágrafo IV - “O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: brincar, praticar esportes e divertir-se;” (BRASIL, 1990, p. 7). Assim, pode-se compreender que toda criança independente da sua condição física, psíquica ou cognitiva tem o direito de brincar, ou mesmo, de ser simplesmente criança (SILVA, 2003, p. 54). Isso se aplica também ao Art. 31, da Convenção sobre os
Direitos da Criança de 1989, que reassegura á criança o direito de brincar (MARCÍLIO, s/d).
https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10096
Fonte https://www.facebook.com/100002861898192/posts/2653247444780626/
Postado por Antônio Brito
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