21/05/2020

Inspirada no pai, pesquisadora da UFU desenvolve dispositivo para treinamento de usuários de cadeiras de rodas motorizadas

Dados apresentados pela ferramenta podem ser usados por terapeutas e profissionais de saúde durante o treinamento — Foto: Divulgação/Microsoft

A aluna de mestrado do programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeb/UFU), Daniela de Cássia Silva, desenvolveu um dispositivo que auxilia no treinamento de usuários de cadeiras de rodas motorizadas. A inspiração para a pesquisa veio do pai da estudante, que é tetraplégico.

De acordo com a pesquisadora, um questionário aplicado com pessoas com deficiência apontou que a falta de treinamento gerava insegurança para elas. O dispositivo é acoplado na cadeira de rodas e consegue quantificar o desempenho do usuário, que são enviados para a tela de um computador.

“Infelizmente, o treinamento não é obrigatório. No questionário, as pessoas relataram que têm medo de subida, descida, medo de cair da cadeira. Não basta apenas entregar a cadeira. É preciso preparar o usuário”, explicou Daniela.

Ainda segundo a estudante, os dados apresentados pela ferramenta, que já foi patenteada, podem ser usados por terapeutas e profissionais de saúde durante o treinamento. O projeto também recebeu um sistema de identificação sonora que, por meio de sensores, detecta obstáculos a 50 centímetros de distância.

“Nesta interface, é possível iniciar o dispositivo, reiniciar, estudar os dados em tempo real e exportar, salvando-os em um arquivo de texto, além de poder relacionar nome, data, número da sessão e profissional que está utilizando”, completou.

Fonte  https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2020/05/17/inspirada-no-pai-pesquisadora-da-ufu-desenvolve-dispositivo-para-treinamento-de-usuarios-de-cadeiras-de-rodas-motorizadas.ghtml

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário