20/05/2020

Pais alcoólatras e as dores emocionais que os filhos carregam por toda a vida

Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta de que o Brasil é o país com o maior índice de óbitos de homens por causa do álcool. Outro dado preocupante é que o consumo da bebida é cada vez maior, o que coloca o alcoolismo entre os principais problemas de saúde pública.

Quem convive diretamente com alguém que é vítima da síndrome de dependência do álcool, sabe que a doença não afeta apenas a saúde física e emocional da pessoa; ela também deixa marcas profundas em toda a família, principalmente em crianças e adolescentes, que ainda estão em processo de desenvolvimento, se entendendo como pessoa neste mundo.

As relações afetivas são as mais prejudicadas neste tipo de situação. Todo o mal-estar, os conflitos e o sofrimento causados pelo dependente quando chega em casa, uma vez mais sob os efeitos do consumo excessivo do álcool, não demora muito para que seja visto como um problema por todos os que integram o núcleo familiar.

O denpendente do álcool acaba criando um ambiente de medo para os seus familiares. Todos ficam reféns de toda a negatividade que a sua presença em casa pode trazer. E, em crianças e adolescentes, tudo isso é ainda mais difícil de processar.

Fonte  https://www.psicologiasdobrasil.com.br/pais-alcoolatras-e-as-dores-emocionais-que-os-filhos-carregam-por-toda-a-vida/

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário