A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite ou lesão medular, por exemplo.
Na hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.
A hidroterapia ajuda a diminuir problemas de postura e transmite sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal dos indivíduos e aumentando a autoestima. Além disso também contribui para: - Fortalecimento dos músculos;
- Alívio de dores musculares ou articulares;
- Melhora do equilíbrio e coordenação motora;
- Promoção do relaxamento muscular;
- Diminuição de distúrbios do sono;
- Redução do estresse e ansiedade;
- Aumento da amplitudes das articulações;
Além disso, a hidroterapia também contribui para melhorar o sistema cardiorrespiratório, assim como a hidroginástica, em que os exercícios praticados são mais intensos.
Fonte: https://www.tuasaude.com/hidroterapia/
#lesaomedular #lesadomedular #medulaespinhal #paraplegia #tetraplegia #pcd #cadeirante
#fisioterapia #hidroterapia
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário