A BISFed (Federação Internacional de Bocha) anunciou que o Rio de Janeiro será cidade-sede do próximo Campeonato Mundial de bocha, em 2022. O evento será no mês de agosto na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio.
A candidatura do Brasil, submetida em outubro de 2020, para sediar a competição foi realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), responsável nacionalmente pela modalidade. Outras duas cidades concorreram com o Rio de Janeiro: Portimão (Portugal) e Sevilha (Espanha).
Ao todo, são esperados 176 atletas da elite mundial da modalidade que disputarão 11 medalhas em oito dias de competição. Serão utilizadas as Arenas Cariocas 1 e 2, sendo a segunda apenas para a fase de aquecimento. Este será o primeiro Mundial com a separação de gêneros no individual, que acontecerá após os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
O Mundial de bocha é realizado a cada quatro anos e o Brasil já sediou uma edição, em 2006, também no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. As edições seguintes foram Lisboa 2010, Pequim 2014 e Liverpool 2018.
Nos últimos anos, a ANDE realizou duas grandes competições da modalidade: o Open Regional de bocha, em 2018, e a Copa América, ambas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Para a edição do Mundial em 2022, a ANDE convidou o jogador de bocha e designer Thulio Toledo, da classe BC3, para criar toda a identidade visual do evento.
Fonte: Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário