Pessoas com deficiência pedem que Ministério da Saúde as incluam em grupo de risco à Covid-19
Pessoas com deficiência, chamadas de PcD, podem ter mais chances de se infectar pelo novo coronavírus por terem dificuldade em seguir as orientações de proteção individual indicadas pela Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, quanto mais limitada a locomoção e quanto maior a necessidade de cuidado, mais exposta à Covid-19 estará a pessoa.
O governo lançou uma cartilha em março com informações para pessoas com deficiência sobre a pandemia de coronavírus. O documento não considera todas as PcD como grupo de risco ao coronavírus, mas somente as que tenham algum dos fatores associados:
- Restrições respiratórias
- Dificuldades nos cuidados pessoais
- Condições autoimunes
- Idade acima de 60 anos
- Doenças associadas como diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, pulmão e rim ou doenças neurológicas
- Estiverem em tratamento de câncer
É preciso que o Ministério da Saúde estabeleça protocolos de atendimento e apoio às PcD frente à Covid-19. “Na necessidade de definir prioridade na distribuição de leitos de UTI em face da insuficiência de recursos, é preciso assegurar que pessoas com deficiência não sejam preteridas com base em sua deficiência”.
Fonte https://mundoadaptado.com.br/blog/pessoas-com-deficiencia-pedem-que-ministerio-da-saude-as-incluam-em-grupo-de-risco-a-covid?utm_campaign=5e47c90d78567701c33d1938
Postado por Antônio Brito
Veja matéria completa no link do G1 acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário