HISTÓRIA E CONTEXTO
O mundo está mudando a todo momento, muito desse movimento acontece pelo crescimento exponencial das tecnologias, o que a 20 ou 30 anos atrás era imaginado como impossível, hoje já é realidade e talvez coisas que eram inimagináveis nas ultimas décadas hoje muda a vida de milhões de pessoas.
Existem indícios de que as bengalas ou bastões equivalentes existem a milhares de anos, em 1930 a bengala entrou realmente na história como um item para locomoção de deficientes visuais, com leis especificas nos Estados Unidos e em países da Europa.
TECNOLOGIAS NA ÁREA DE ACESSIBILIDADE
Se a tecnologia vem mudando o mundo a cada momento, por que então não existem soluções para os deficientes visuais que entreguem mais autonomia e segurança?
Na verdade existem soluções, mas a área de Tecnologia Assistiva, muitas vezes é esquecida, e não é pelo fato de os empresários apenas ligarem para o lucro, isso acontece pela maioria dos produtos não conseguirem serem vendidos em volume, então as empresas ou saem desse mercado, ou optam por colocar preços na alturas e vender poucas unidades no mês.
Você já deve ter visto uma cadeira de roda sendo vendida por mais de 15 mil reais, uma impressora em braile sendo vendida por mais de 10 mil reais, ou até bengalas com sensores sendo vendidas na casa dos 7 mil reais.
Não culpo os empresários por pensarem dessa forma, mas do que realmente adianta criar um produto que ajude as pessoas se esse produto não é acessível no âmbito financeiro.
BENGALA INTELIGENTE X BENGALA COMUM
Uma dessas tecnologias desenvolvidas nesse mercado tão escasso, é a Bengala com Sensor mais conhecida como Bengala Inteligente.
A Bengala Inteligente é produzida através de uma bengala comum, e é montada e acoplada nela uma parte eletrônica onde são inseridos motores, baterias, placas e sensores que tem como objetivo identificar obstáculos aéreos, como postes,árvores,orelhões e placas.
A finalidade da bengala com sensor é dar mais autonomia e segurança para deficientes visuais na hora de se locomover principalmente em centros urbanos, estações de trem, enfim qualquer lugar onde tenha um número maior de pessoas ou um número grande de obstáculos.
A Bengala Inteligente capta sinais através de seus sensores que emitem sinais para os motores que geram vibrações, quanto mais próximo do objeto ou obstáculo aéreo maior é a intensidade das vibrações.
A bengala comum não consegue captar esses obstáculos e assim a pessoa com deficiência visual pode colidir, não causando apenas um constrangimento, mas também uma dor física, temos casos onde a pessoa se colide com um obstáculo e tem lesões severas, algumas delas a pessoa deve ir imediatamente para o hospital.
BENGALA INTELIGENTE OYE
Somos a primeira empresa do Brasil a desenvolver uma Bengala Inteligente para deficientes visuais a baixo custo, a bengala foi desenvolvida em conjunto com um grupo de deficientes visuais visando o aprimoramento no produto de acordo com a necessidade e locomoção de cada um.
A Bengala Inteligente OYE conta com 2 sensores ultrassônicos, uma proteção desenvolvida com termoplástico,uma autonomia de até 12 horas e é feita de forma personalizada de acordo com altura de cada pessoa.
A partir da contratação do plano, você recebe treinamento especializado com nossos especialistas, material de utilização, suporte para utilização do produto via Whatsapp, substituição imediata em caso de defeito e acesso a plataforma TAS.
Saiba mais em: https://www.tasstartup.com.br/products/bengala-dobravel-com-sensor
Fonte https://www.tasstartup.com.br/blogs/blog/bengala-comum-x-bengala-inteligente
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário