As causas da vaginite variem de acordo com a idade da menina
As causas da vaginite normalmente variam de acordo com a idade da paciente. Em crianças é mais comum acontecer por conta de uma higiene inadequada como, por exemplo, ao se limpar de trás para frente ou ao coçar a região íntima com os dedos, levando os microrganismo para dentro do órgão. Alguns produtos químicos, como sabonete, talco, sabão em pó, talco ou resquícios de papel higiênico esquecidos dentro da genitália também pode levar a alergias e inflamações. Em adolescentes e mulheres adultas normalmente a vaginite é causada por uma agente infeccioso. Os tipos mais comuns são a vaginose bacteriana, candidíase (por fungo) e tricomoníase (causada por um protozoário e normalmente transmitida sexualmente).
Sintomas da vaginite: saiba como identificar a o problema vaginal em você
De acordo com a médica, os sintomas recorrentes das vaginites são irritação no canal vaginal, que pode ser percebida pela coloração mais avermelhada, coceira intensa e corrimento acinzentado ou esbranquiçado. O odor vaginal também pode mudar com a presença desses agentes, tornando o cheiro mais forte e ácido. Ao perceber esses sintomas ou outro não usual, como dor na pelve, deve-se procurar um ginecologista para fazer um exame físico e ter a definição do tratamento adequado. “Na maioria das vezes, o exame físico é suficiente para a avaliação, não sendo mandatório exames de sangue ou imagem. Porém, isso depende de cada avaliação e os exames entram como complementares a avaliação”, explica Mariana.
O tratamento para vaginite pode ser feito com creme vaginal
O tratamento para vaginite vai depender do fator causador e também dos sintomas associados: “ Em casos de infecções fúngicas o creme vaginal ou o antifúngico podem ser indicados. O tratamento deve ser sempre individualizado e sempre com orientação médica”, diz a ginecologista. No caso da tricomoníase o tratamento é feito com remédio oral e o parceiro sexual também precisa ser tratado para que o problema não volte a aparecer. Além de medicamentos, o tratamento para vaginites também envolve medidas de higiene íntima, uso de calcinhas de algodão e roupas mais largas para não abafar a região.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9
Nenhum comentário:
Postar um comentário