Porto Nacional é a única cidade do Tocantins em que a disciplina é obrigatória nas escolas municipais, 13, ao todo. Estima-se que 70 turmas do 4º e 5º ano contam com a disciplina. Quase 2 mil estudantes.
A diretora Gisele Cristine foi uma das pessoas que trabalharam ativamente para a implementação da disciplina. Ela comemora que hoje Porto Nacional seja uma cidade-polo do curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO).
“Desde o início do atual governo municipal, descobrimos uma grande comunidade de surdos em Porto Nacional. Para os surdos, o português é aquilo que eles podem ver, uma vez que não têm acesso às propriedades sonoras. Com a Libras, hoje temos um resultado positivo. Tudo melhorou, inclusive as relações comunicacionais”, explicou.
As aulas contam com suporte de uma equipe multidisciplinar e capacita os alunos com deficiência auditiva e ouvintes.Shyrleide Maia, secretária municipal de educação, conta que a gestão local tem buscado promover a inclusão social de todos que tenham algum tipo de deficiência.
“A Secretaria Municipal da Educação incluiu a disciplina Libras nos 4º e 5º anos. Essa matéria é estudada por todos, com o objetivo de facilitar as comunicações interpessoais na sala de aula; com a família, em casa, e com a comunidade em geral”, concluiu.
Fonte https://razoesparaacreditar.com/cidade-oferta-libras-obrigatoria-to/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_campaign=rpa&utm_content=ensino-libras-disciplina-obrigatoria-escolas-porto-nacional-to
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário