Proposta de encontros formativos valoriza o compartilhamento de experiências entre os profissionais e o trabalho colaborativo no ambiente
Somos educadoras da rede municipal de Cotia (SP) e, em 2019, participamos do Diversa Presencial Site externo, formação em educação inclusiva voltada para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns.
Como segunda fase da formação, realizamos na sequência o DIVERSA Presencial Monitoramento, cujo objetivo é colaborar para a replicação da metodologia apreendida durante os encontros. A ideia era planejar e executar formações para a nossa própria rede municipal, com o intuito de compartilhar os conhecimentos adquiridos.
Em Cotia, fizemos o monitoramento com um grupo de professoras e professores coordenadores de duas escolas municipais, a E.M. Bairro da Caputera e E.M. Maria Aparecida de Oliveira Pedroso, que atenderam ao perfil delineado inicialmente pela equipe de facilitadores da formação, tendo como característica a presença das etapas da educação infantil Site externo e ensino fundamental. A intenção era que tivéssemos professores dessas etapas em diálogo nos encontros propostos, impactando diretamente 1.478 pessoas da comunidade escolar.
Ao longo dos encontros, escolhemos quatro situações que permearam as discussões, bem como apoiaram a escolha de temas para pesquisa. Posteriormente, cada educador apresentaria as discussões para a sua comunidade escolar.
Leia outros relatos de educadores do DIVERSA presencial+ Educadores apostam em trabalho colaborativo para aprendizagem de estudante
+ Rede elimina barreiras atitudinais para promover cultura inclusiva
Dessa maneira, à medida que os encontros foram ocorrendo, deixamos de ser ouvintes passivos para abraçar um movimento dialógico: as contribuições de todos começaram a delinear as discussões sobre as situações desafiadoras e também sobre os temas de pesquisa. Saímos de uma postura de formação pré-formatada e deixamos que os questionamentos provindos do “chão da sala de aula” nos guiassem.
Por fim, trilhamos um processo formativo no qual não havia ações predeterminadas, em que foi possível observar a mudança de percepção do grupo. Mesmo diante dos desafios presentes no cotidiano escolar, é possível construir em conjunto outras possibilidades que garantam o acesso, a permanência e o aprendizado Site externo a todas as alunas e os alunos da escola.
Saiba mais
+ DIVERSA Presencial está com inscrições abertas Site externo
Percebemos que os educadores que participaram da formação se tornaram mais ativos e empáticos, passando a olhar o estudante como protagonistas de sua própria história, alguém com potencialidades Site externo e agentes do fazer.
Ao final do processo, pedimos para que cada educador avaliasse a formação. Abaixo apresentamos um mosaico com as principais palavras apresentadas por eles:
As ações “políticas públicas” e “formação continuada Site externo” foram as únicas que partiram da equipe de mediadores, uma vez que entendemos que há interligação entre elas e somos agentes responsáveis por colocá-las em prática.
Para 2020, pensamos em dar continuidade a esse processo de formação continuada com a metodologia do DIVERSA presencial. A ideia é expandir a proposta de encontros a escolas polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a quatro unidades escolares que responderam à pesquisa de interesse, realizada em 2019. E que venham mais e mais aprendizados com enriquecimento e investimento do potencial humano.
Este relato de experiência é fruto da participação dos autores na edição 2019 do DIVERSA Presencial Site externo – formação para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes Site externo em parceria com a Fundação Volkswagen Site externo. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação, o projeto tem como objetivo contribuir com a ampliação de conhecimentos sobre a educação inclusiva a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos participantes.
O DIVERSA Presencial está com edital aberto para 2020. As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias por meio do preenchimento do formulário on-line Site externo até 31 de janeiro.
Somos educadoras da rede municipal de Cotia (SP) e, em 2019, participamos do Diversa Presencial Site externo, formação em educação inclusiva voltada para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns.
Como segunda fase da formação, realizamos na sequência o DIVERSA Presencial Monitoramento, cujo objetivo é colaborar para a replicação da metodologia apreendida durante os encontros. A ideia era planejar e executar formações para a nossa própria rede municipal, com o intuito de compartilhar os conhecimentos adquiridos.
Em Cotia, fizemos o monitoramento com um grupo de professoras e professores coordenadores de duas escolas municipais, a E.M. Bairro da Caputera e E.M. Maria Aparecida de Oliveira Pedroso, que atenderam ao perfil delineado inicialmente pela equipe de facilitadores da formação, tendo como característica a presença das etapas da educação infantil Site externo e ensino fundamental. A intenção era que tivéssemos professores dessas etapas em diálogo nos encontros propostos, impactando diretamente 1.478 pessoas da comunidade escolar.
O processo formativo
Foram realizados dez encontros entre a equipe de facilitadores, professores e coordenadores, nos quais foram apresentadas seis situações desafiadoras presentes no cotidiano escolar das unidades participantes. A proposta era refletir sobre a educação inclusiva a partir da realidade dos educadores.Ao longo dos encontros, escolhemos quatro situações que permearam as discussões, bem como apoiaram a escolha de temas para pesquisa. Posteriormente, cada educador apresentaria as discussões para a sua comunidade escolar.
Leia outros relatos de educadores do DIVERSA presencial+ Educadores apostam em trabalho colaborativo para aprendizagem de estudante
+ Rede elimina barreiras atitudinais para promover cultura inclusiva
Dessa maneira, à medida que os encontros foram ocorrendo, deixamos de ser ouvintes passivos para abraçar um movimento dialógico: as contribuições de todos começaram a delinear as discussões sobre as situações desafiadoras e também sobre os temas de pesquisa. Saímos de uma postura de formação pré-formatada e deixamos que os questionamentos provindos do “chão da sala de aula” nos guiassem.
Educadores empoderados
Ficamos impressionados com a contribuição das formações para o empoderamento de todos os atores escolares. Abandonamos a posição de “detentores de saber” para valorizar a importância do trabalho colaborativo.Por fim, trilhamos um processo formativo no qual não havia ações predeterminadas, em que foi possível observar a mudança de percepção do grupo. Mesmo diante dos desafios presentes no cotidiano escolar, é possível construir em conjunto outras possibilidades que garantam o acesso, a permanência e o aprendizado Site externo a todas as alunas e os alunos da escola.
Saiba mais
+ DIVERSA Presencial está com inscrições abertas Site externo
Percebemos que os educadores que participaram da formação se tornaram mais ativos e empáticos, passando a olhar o estudante como protagonistas de sua própria história, alguém com potencialidades Site externo e agentes do fazer.
Ao final do processo, pedimos para que cada educador avaliasse a formação. Abaixo apresentamos um mosaico com as principais palavras apresentadas por eles:
As ações “políticas públicas” e “formação continuada Site externo” foram as únicas que partiram da equipe de mediadores, uma vez que entendemos que há interligação entre elas e somos agentes responsáveis por colocá-las em prática.
Queremos multiplicar conhecimentos
Além dos dez encontros, também foram realizadas discussões com equipe de facilitadores para avaliarmos o processo formativo. Esses momentos foram prazerosos, incentivadores e instigantes. Nos sentimos seguros para desenvolver um método novo de aprendizado coletivo.Para 2020, pensamos em dar continuidade a esse processo de formação continuada com a metodologia do DIVERSA presencial. A ideia é expandir a proposta de encontros a escolas polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a quatro unidades escolares que responderam à pesquisa de interesse, realizada em 2019. E que venham mais e mais aprendizados com enriquecimento e investimento do potencial humano.
Este relato de experiência é fruto da participação dos autores na edição 2019 do DIVERSA Presencial Site externo – formação para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns, desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes Site externo em parceria com a Fundação Volkswagen Site externo. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação, o projeto tem como objetivo contribuir com a ampliação de conhecimentos sobre a educação inclusiva a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos participantes.
O DIVERSA Presencial está com edital aberto para 2020. As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias por meio do preenchimento do formulário on-line Site externo até 31 de janeiro.
A Inclusão pede Socorro há Muito tempo e os Surdos São as Maiores Vítimas da Exclusão em Nossa Sociedade. E se a Exclusão por Omissão, em Razão da sua Deficiência é Crime, com Pena de Reclusão de 1 a 3 anos e Multa#LBI 13.146/15 art 4 § 1º O que fazer, quando é o Poder Público, que não Garante o Cumprimento da Lei? A LBI é de 2015 esses São os Dispositivos que nos garante brigar por nossos Direitos, até mesmo pela compra de carro Zero com as isenções de impostos. O Modelo de Educação Expresso na Lei Brasileira de Inclusão, Não existe! As Escolas Públicas naof resolve a Necessidade da Pessoa Surda, que necessitam estar em Escola Regular mas Bilíngue, com a Libras como a Língua de Instrução e o Português como a 2°Língua. Se a criança com Deficiência Auditiva, não começar a ter Acesso /Libras na Base Escolar conforme "a Lei". Qual Surdo terá a Oportunidade de se Alfabetizar e Ingressar numa Universidade Pública? A Obrigatoriedade do Estado com a Educação Pública, começa na Pré escola aos 4 anos de Idade e a creche à partir dos 4 meses. É no Âmbito Escolar, que os Alunos Surdos tem Seu primeiro contato com a Educação e a Falta de Acessibilidade/Libras resulta na Exclusão. O Ensino da Libras no currículo Escolar, é o Único Recurso que Garante a Inclusão dos Surdos.
ResponderExcluir