15/01/2020

Professora com autismo lança livro sobre educação inclusiva

#PraTodosVerem: Na foto está Maria Júlia, uma mulher de cabelos pretos longos presos com uma tiara, ela tem pele branca, usa óculos e está com um vestido preto. Ao fundo está um banner com seu livro “O Abraço”. Fim da descrição. Foto: Divulgação.

Pessoas com autismo ainda enfrentam muito estigma na sociedade, porém, com os avanços de pesquisas e com a ocupação de espaços, cada vez mais essas pessoas tem ganhado relevância social e contribuído para a inclusão. É o caso da Maria Júlia da Silva Varela, 33 anos, tem autismo é formada em Pedagogia pela Unisul, especialista em educação inclusiva, está vendendo seu livro “Abraço – Relato de uma trajetória de amor” onde conta suas histórias como pessoa com autismo.

Educação e autismo

Maria Júlia conta que ao longo da sua vida enfrentou muitas barreiras dentro do universo da educação, mas sempre teve o apoio da família, em especial, da mãe que deixou de trabalhar para se dedicar a ela e aos seus irmãos “ela procurou me oferecer o que tinha de melhor na época. Me matriculou na melhor escola da cidade, porém lá não foi muito inclusivo, pois ficava de lado.” Lembra.

A descoberta do autismo levou tempo, Maria Júlia conta que teve apoio de uma psicopedagoga e familiar para ser alfabetizada aos cinco anos de idade já na escola “eu nunca percebi ser diferente dos demais, mas ficando mais grandinha pude ver que existia uma diferença sim. Eu era mais quieta e observadora. Entendia tudo, mas procurava ficar na minha e só falava o necessário. Minha mãe foi muito importante no meu desenvolvimento. Tudo que existia de melhor ela buscava para mim. Faço dieta sem glúten e sem lactose, que me ajuda muito porque me sinto mais saudável”. Explica.

#PraTodosVerem: A foto é um trecho do livro “Abraço – Relato de uma trajetória de amor”. Nele Maria Júlia é representada por um desenho em preto e branco, sobre a sua abeça está um balão com a seguinte frase “Posso dizer que o amor é transformador, pois através dele transformei a vida de muitas crianças e enriqueci a minha, com essa experiência maravilhosa de poder interagir com eles. Sim, tenho orgulho de dizer que sou autista.” No canto superior esquerdo está o laço simbolo do autismo. Fim da descrição. Foto: Divulgação.

Ela reafirma também a importância do apoio profissional para crianças com autismo serem alfabetizadas “tive uma excelente equipe de profissionais que puderam ajudar na minha evolução”, mas além disso, ela relata que viveu as dificuldades que alguns professores tinham para lidar com alunos considerados fora do “padrão” “durante minha educação nas escolas pude perceber a dificuldade que os professores tinham de lidar comigo e com as crianças que saiam do prumo que era estabelecido pelo sistema educacional. Depois no estágio de pedagogia pude perceber o mesmo e acabei ajudando alguns alunos com autismo e com dificuldades na escola.” Conta.

Entre suas experiências educacionais, o estágio foi fundamental para que ela pudesse desenvolver sua “fórmula” de trabalho “ali no estágio me achei como educadora e pude desenvolver a alfabetização desses alunos. Escolhi a educação para passar aos alunos o que esperava de muitos professores quando criança: Amor, confiança e paciência. Posso dizer que hoje sou apaixonada pela educação.” Relata.

Dificuldades

Maria Júlia conta que a principal barreira que enfrentou tanto como aluna foi o preconceito “não tenho boas lembranças desses momentos e acredito que superei isso com a ajuda de minha família e dos profissionais que estavam a meu lado. Eu percebia nos olhares que não acreditavam em mim. Percebia que aquela escola estava preparada para atender os iguais. Que tinham um padrão de aluno e quem não estivesse nele ficava de lado. Muitas vezes eu ficava no mesmo lugar até minha mãe voltar para me pegar. Como toda criança eu tinha medo, vergonha, não estava sendo aceita.” Lembra.

Maria Júlia conta que teve dificuldades apenas no primeiro colégio, mas com o apoio da mãe e da psicopedagoga conseguiu se sobressair, já nos demais ela diz que sempre foi bem aceita por professores e alunos.

Abraço – Relato de uma trajetória de amor

Seu livro “Abraço – Relato de uma trajetória de amor” nasceu de um desejo de mostrar para todos que podemos transformar a vida de muitas pessoas “o livro conta minha história como pessoa com autismo”. Explica. Para quem quiser conhecer mais sobre o livro e conhecer o trabalho de Maria Júlia basta clicar no link.

#PraTodosVerem: Na imagem sob um fundo amadeirado estão três montes com livros empilhados de “O Abraço” de Maria Júlia Varela. A capa do livro é composta por várias cores misturando azul, vermelho e branco e tem como desenho principal um abraço. Fim da descrição. Foto: Divulgação.

Planos para o futuro

Ela conta que pretende seguir ajudando alunos que precisam de reforço na alfabetização, mas que também está produzindo um novo livro “estou produzindo meu segundo livro, quero continuar a espalhar informações e conscientizar as pessoas sobre o autismo.” Revela.

Recado final

“Sou uma cidadã como qualquer outra que está lutando pelo futuro digno para todos os excluídos em sua sociedade. Luto pela inclusão de qualidade na sociedade. Sou Maria Julia Varela, pedagoga e especialista em educação inclusiva. Não me defino, pois sou uma amplidão, um universo em mim mesma. Sou o que muitos não acreditaram, sou o resultado de muitos ABRAÇOS.” Finaliza.

Fonte  https://deficienciaemfoco860798267.wordpress.com/2020/01/14/professora-com-autismo-lanca-livro-sobre-educacao-inclusiva/?fbclid=IwAR0EFSUVxRolKLBmptarytJczffccC4RsYDBPJw3uiE817fuDVYwjD8GFbE

Postado por Antônio Brito 

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