17/01/2020

Procon multa consórcio por falta de acessibilidade no transporte coletivo de Florianópolis


Consórcio Fênix foi multado por problemas de acessibilidade para cadeirantes em ônibus na capital  — Foto: Luiz Gustavo Silva de Freitas/DivulgaçãoConsórcio Fênix foi multado por problemas de acessibilidade para cadeirantes em ônibus na capital  — Foto: Luiz Gustavo Silva de Freitas/DivulgaçãoConsórcio Fênix foi multado por problemas de acessibilidade para cadeirantes em ônibus na capital — Foto: Luiz Gustavo Silva de Freitas/Divulgação

A empresa já tinha sido notificada em novembro de 2019 após usuários denunciarem, pelas redes sociais, o defeito em um equipamento usado por cadeirantes na entrada de um ônibus. Como a situação não foi resolvida o Consórcio acabou sendo multado.

O Procon abriu um processo administrativo e constatou problemas em elevadores e no equipamento eletromecânico de deslocamento vertical, que garante o serviço.

O Consórcio questiona e diz que o problema foi um fato isolado. "O Consórcio Fênix não concorda que problemas isolados em dois elevadores de acessibilidade a cadeirantes permita a aplicação de multa tão elevada. Atualmente 85% de sua frota possui estes equipamentos instalados, totalizando 400 ônibus adaptados que circulam na capital", informou por meio da assessoria de imprensa.

A prefeitura informou que vai cobrar mais atenção do Consórcio em relação à manutenção dos elevadores utilizados pelos cadeirantes e diz que a capital tem uma das frotas mais acessíveis do país. Ainda conforme a prefeitura nem todas as linhas são utilizadas por cadeirantes e a prefeitura também serviço Porta a Porta, para transportar cadeirantes gratuitamente. O G1 mostrou no projeto Promessas que esta é uma das ações cumpridas parcialmente pelo prefeito Gean Loureiro.

Fonte  https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/01/16/procon-multa-consorcio-por-falta-de-acessibilidade-no-transporte-coletivo-de-florianopolis.ghtml

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário