08/01/2020

Piso tátil termina em muro, mas está dentro das normas de acessibilidade

O equipamento, instalado nos novos pontos do sistema BRT, tem a função de orientar o deficiente visual em sua trajetória.
Os novos pontos de ônibus do sistema BRT em Sorocaba possuem pisos táteis direcionais para deficientes visuais. A distribuição dessa linha de referência para quem não enxerga tem chamado a atenção, pois em muitos casos o caminho começa ou termina em um muro. Apesar de causar estranheza, o projeto está dentro das normas de acessibilidade.
O piso tátil instalado nos pontos de ônibus do sistema BRT “entra” ou “sai” de paredes porque a calçada não possui acessibilidade. Dessa forma, a pessoa com deficiência visual deve ser direcionada para uma barreira edificada. Consequentemente, ela vai conseguir se deslocar tendo como referência uma estrutura existente.
Segundo a Urbes – Trânsito e Transportes, a colocação do piso podotátil está correta e dentro da norma vigente. A mesma opinião é do técnico de orientação e mobilidade da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac), Diógenes Baptista da Silva.
O representante da Asac relata que os deficientes visuais são treinados a caminhar pela calçada tocando a ponta da bengala no chão e na parede. O orientação muda quando a pessoa encontra o piso tátil.
De acordo com Silva, entre esses novos pontos de ônibus do sistema BRT, um situado na avenida Washington Luís tem um desenho diferente. O local fica em frente ao Sesc Sorocaba. “Nesse caso, o piso tátil não sai da parede porque toda a calçada possui orientação para o deficiente visual”, comenta.

Piso tátil termina em muro, mas está dentro das normas de acessibilidade
Piso tátil instalado na avenida General Osório, em Sorocaba. Crédito da foto: Luiz Setti (6/1/2020)

Características do piso tátil

A função do piso tátil é orientar o deficiente visual em sua trajetória. O objetivo é dar autonomia à pessoa com dificuldade em enxergar.
Ele tem textura e cor diferenciadas em relação ao calçamento. Possui dos formatos: traço, para dar a direção, e bola, que sinaliza alerta.
As bolinhas alertam o deficiente visual que, logo à frente, existe um obstáculo. Pode ser uma escada, um elevador, uma plataforma de embarque ou desembarque. (Da Redação)
Fonte https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/piso-tatil-termina-em-muro-mas-esta-dentro-das-normas-de-acessibilidade/
Postado por Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário