Associação dos Cegos de Juiz de Fora, no Centro da cidade. — Foto: Flávia Rosa/Arquivo pessoal
A Associação de Cegos de Juiz de Fora está com inscrições abertas para consultas gratuitas com oftalmologista direcionadas à pessoas com deficiência visual e com baixa visão em Juiz de Fora.
Segundo Flávia Rosa, coordenadora de cursos da instituição, o objetivo é trazer autonomia e independência aos deficientes visuais.
As aulas e oficinas incluem práticas de orientação e mobilidade, aulas de braille, informática, artesanato, dança e esporte, além de rodas de conversa e cursos de capacitação em massagem.
As aulas e oficinas são ministradas pelos profissionais da instituição, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Os interessados podem se inscrever na sede da Associação que fica na Avenida dos Andradas, 455, no Centro. É importante apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A partir daí, explicou Flávia, será agendada uma consulta inicial com um oftalmologista e, em seguida, uma triagem para atendimento nos demais setores da unidade. Em seguida, um plano de atendimento vai definir os tipos atividades que deverão ser realizadas por cada paciente e o tempo de habilitação e reabilitação necessário.
Uma outra novidade neste início de ano é a implantação de um grupo de apoio a familiares e cuidadores de pessoas com deficiência visual a partir de fevereiro pela Associação de Cegos.
Os interessados devem procurar a unidade para que psicólogos possam fazer o cadastramento. As rodas de conversa serão realizadas uma vez por semana. Mais informações pelo telefone (32) 2101-2461.
Atendimento Gratuito
Além das atividades recreativas, a Associação dos Cegos de Juiz de Fora oferece atendimento médico gratuito a deficientes visuais de qualquer faixa etária.
A Associação conta com um setor específico para habilitação/reabilitação dos pacientes, composta por profissionais de oftalmologia, psicologia, fisioterapia e pedagogia.
Para participar das atividades, os interessados devem apresentar comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) na recepção da unidade, durante o horário comercial.
Também podem ser assistidos pela entidade, pessoas que estejam perdendo a visão gradativamente, além de deficientes visuais totais ou com baixa visão.
Não é necessário um encaminhamento médico prévio e todas as consultas e exames realizados pela instituição são gratuitos.
Fonte https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/01/14/associacao-dos-cegos-abre-inscricoes-para-atendimento-e-atividades-recreativas-em-juiz-de-fora.ghtml
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário