05/01/2020

Aplicativo serve como guia auditivo para pessoas com deficiência visual

Tecnologia está sendo desenvolvida em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.


Elisabete Barbosa é uma das primeiras pessoas a fazer uso do Via Voz (Foto: Globo).

Imagine um GPS dentro de uma biblioteca. Em vez de ruas, ele mostra os caminhos entre as prateleiras. Parece coisa do futuro, mas essa tecnologia já existe e serve como guia auditivo para quem tem deficiência visual: é o aplicativo Via Voz, desenvolvido pelo professor Ricardo Fieira, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.

Uma das pioneiras no uso do aplicativo é Elisabete Barbosa, que não enxerga desde que nasceu. Formada em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, ela trabalha há quatro anos no setor de Comunicação da Universidade. No dia a dia, para se locomover, além da bengala, ela pede a ajuda de quem estiver por perto. Na biblioteca, porém, o caminho fica um pouco mais fácil porque o local é o primeiro do país a receber o guia auditivo com comandos de voz.

A inspiração para a criação do Via Voz veio de uma colega de curso de Ricardo Fieira, que é deficiente visual. Foi um ano e meio de trabalho até a tecnologia estar totalmente pronta.

— O usuário pode calibrar o aplicativo de acordo com as características dele. Por exemplo, altura, sexo masculino ou feminino, tudo isso é feito através de alguns algoritmos. Com isso, ele faz algumas amostragens e calcula, por exemplo, a distância do passo — explica Ricardo.

Foram instalados sensores em diversos pontos da biblioteca. A partir daí, são desenhadas rotas, como os pisos de orientação no chão, e elas são colocadas dentro do aplicativo. O Via Voz pode ser baixado gratuitamente na entrada da biblioteca. Depois desse teste, a empresa que desenvolveu o aplicativo pretende levar a tecnologia para outros locais.

— Seria bom se tivesse em outros lugares, até mesmo em alguns lugares que gostaria de frequentar, mas que a gente não frequenta tanto justamente porque não tem essa autonomia — diz Elisabete.

Tem dúvidas sobre a reportagem? Quer mandar sugestões ou elogios? Entre em contato através do http://falecomaredeglobo.globo.com.

Fonte: Globo.com.

http://www.bengalalegal.com/blog/?p=3155

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário