18/09/2025

Atendimento em Libras chega nas casas lotéricas e no site da Caixa

 

Atendimento em Libras agora disponível nas lotéricas e no site da Caixa! Inclusão e acessibilidade para a comunidade surda em todo o Brasil. Facilidade e segurança no atendimento.

Atendimento em Libras chega nas casas lotéricas e no site da Caixa

Para celebrar o Setembro Azul — mês de conscientização das lutas da comunidade surda — as lotéricas de todo o Brasil agora contemplam um atendimento com intérprete de Libras, visando um atendimento inclusivo. O serviço está disponível no site das agências Caixa e ativo em mais de 13 mil lotéricas espalhadas pelo Brasil.

Segundo a Caixa, o processo é simples: basta o cliente identificar-se como surdo ou PcD auditivo na lotérica que o atendimento em libras é iniciado por uma videochamada, acionada por um funcionário do local. O celular é posicionado no vidro da cabine enquanto o intérprete traduz as demandas do cliente ao atendente.

Antes, segundo os donos de lotéricas, eles faziam gestos ou pediam para o cliente escrever em um pedaço de papel o que eles queriam. E quando o atendimento precisava de alguma informação que não era básica, como operações financeiras, saques e depósitos, ficava mais complicado ainda.

Os funcionários ficavam receosos com a possibilidade de cometer algum erro durante o atendimento devido a falhas na comunicação. O atendimento especializado é uma parceria da Caixa com o ICOM, uma plataforma de intermediação da tradução simultânea de Libras da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). A disponibilidade do intérprete em libras está disponível desde fevereiro de 2025.

Além dos atendimentos presenciais, os clientes da Caixa podem contar com intérpretes no site do banco para esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços, obter suporte tecnológico, além de registrar reclamações, sugestões e elogios.

Para acessar, basta entrar no site, rolar a página até o final e clicar em “Pessoa com Deficiência Auditiva”. Em seguida, o cliente deve clicar em “Acessar o atendimento” para ser direcionado à uma videochamada na hora. É necessário que a câmera do computador ou celular esteja habilitada.

Acesse o site da Caixa e confira:

 
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=99119b06-2be5-47d4-904e-d6e75f0dac15
 
Postado Pôr Antônio Brito 

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