Atendimento
em Libras agora disponível nas lotéricas e no site da Caixa! Inclusão e
acessibilidade para a comunidade surda em todo o Brasil. Facilidade e
segurança no atendimento.
Para
celebrar o Setembro Azul — mês de conscientização das lutas da
comunidade surda — as lotéricas de todo o Brasil agora contemplam um
atendimento com intérprete de Libras, visando um atendimento inclusivo. O
serviço está disponível no site das agências Caixa e ativo em mais de
13 mil lotéricas espalhadas pelo Brasil.
Segundo
a Caixa, o processo é simples: basta o cliente identificar-se como
surdo ou PcD auditivo na lotérica que o atendimento em libras é iniciado
por uma videochamada, acionada por um funcionário do local. O celular é
posicionado no vidro da cabine enquanto o intérprete traduz as demandas
do cliente ao atendente.
Antes,
segundo os donos de lotéricas, eles faziam gestos ou pediam para o
cliente escrever em um pedaço de papel o que eles queriam. E quando o
atendimento precisava de alguma informação que não era básica, como
operações financeiras, saques e depósitos, ficava mais complicado ainda.
Os
funcionários ficavam receosos com a possibilidade de cometer algum erro
durante o atendimento devido a falhas na comunicação. O atendimento
especializado é uma parceria da Caixa com o ICOM, uma plataforma de
intermediação da tradução simultânea de Libras da Associação Amigos
Metroviários dos Excepcionais (AME). A disponibilidade do intérprete em
libras está disponível desde fevereiro de 2025.
Além
dos atendimentos presenciais, os clientes da Caixa podem contar com
intérpretes no site do banco para esclarecer dúvidas sobre produtos e
serviços, obter suporte tecnológico, além de registrar reclamações,
sugestões e elogios.
Para
acessar, basta entrar no site, rolar a página até o final e clicar em
“Pessoa com Deficiência Auditiva”. Em seguida, o cliente deve clicar em
“Acessar o atendimento” para ser direcionado à uma videochamada na hora.
É necessário que a câmera do computador ou celular esteja habilitada.
Acesse o site da Caixa e confira:
Fonte https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=99119b06-2be5-47d4-904e-d6e75f0dac15
Postado Pôr Antônio Brito
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