
A Seleção Brasileira de atletismo que vai participar do Mundial da modalidade, a partir do dia 26 de setembro até 5 de outubro, em Nova Déli, Na Índia, tem a maioria dos atletas nascida no Estado de São Paulo. São 15 paulistas entre os 50 competidores do país, ou 30% do total da equipe brasileira que disputará a competição.
A competição na Índia será o primeiro Mundial de atletismo após a realização dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na capital francesa, a modalidade rendeu 36 pódios ao país, sendo 10 ouros, 11 pratas e 15 bronzes. As provas serão realizadas no estádio Jawaharlal Nehru e a delegação brasileira contará com 50 atletas e nove atletas-guia. Esta é a 12ª participação brasileira em um Mundial da modalidade.
Ao todo, 18 dos 26 estados do Brasil estarão representados na Seleção Brasileira que vai disputar o Mundial de atletismo em Nova Déli. Nomes como Beth Gomes, que já subiu ao pódio seis vezes em Mundiais, sendo quatro ouros, uma prata e um bronze, Thiago Paulino, que conquistou três ouros e duas pratas nas provas do arremesso de peso e lançamento de disco da classe F57 (que competem sentados), e Daniel Martins, que irá em busca do tetracampeonato mundial na prova dos 400m da classe T20 (deficiência intelectual), estão entre os atletas paulistas.
O fundista Júlio César Agripino, de Diadema (SP), bicampeão mundial nos 1.500m T11 (deficiência visual), em Kobe 2024 e Dubai 2019, e a saltadora Zileide Cassiano, de Ribeirão Preto (SP), ouro no salto em distância no Mundial de Kobe 2024 pela classe T20 (deficiência intelectual), também estão entre os atletas de São Paulo.
O Estado do Rio Grande do Norte, com quatro atletas, é o segundo local do país com maior representatividade na delegação brasileira. A tricampeã mundial (Dubai 2019, Paris 2023 e Kobe 2024) nos 400m da classe T11 (deficiência intelectual), Thalita Simplício, está entre os potiguares convocados para a disputa esportiva. Ela ainda soma duas pratas (nos 200m em Kobe 2024 e Dubai 2019) e três bronzes (nos 100m e 200m em Paris 2023 e nos 400m em Doha 2015) em Mundiais de atletismo.
Os Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraíba, todos com três atletas, também estão entre os locais com mais participantes na competição.
Na Índia, a Seleção Brasileira de atletismo contará com uma delegação quase do mesmo tamanho da equipe que competiu em Kobe 2024 no ano passado, quando o país contou com 46 esportistas e 10 atletas-guia. O recorde nacional de participação na história da competição aconteceu em Paris 2023, quando foram convocados 54 atletas e 11 atletas-guia representantes.
No Japão, a Seleção Brasileira terminou na segunda posição do quadro geral de medalhas, somente atrás da China. Foram 42 pódios no total, sendo 19 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze. Esta foi a campanha mais dourada do país na história dos mundiais. Já no Mundial de Paris 2023 o Brasil teve seu melhor desempenho em total de pódios na história, com 47 medalhas ao todo, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes. Na ocasião, o país contou com sua maior delegação da história, com 54 atletas e 11 atletas-guia.
Ao todo, o Brasil já conquistou 304 medalhas na história dos Mundiais
de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de
Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional
(IPC, em inglês). Foram 107 ouros, 90 pratas e 107 bronzes.
Confira a quantidade de atletas convocados para Nova Déli 2025 por naturalidade:
São Paulo – 15
Rio Grande do Norte – 4
Mato Grosso do Sul – 3
Paraíba – 3
Rio Grande do Sul – 3
Acre – 2
Bahia – 2
Maranhão – 2
Minas Gerais – 2
Pará – 2
Paraná – 2
Rio de Janeiro – 2
Rondônia – 2
Santa Catarina – 2
Amapá – 1
Espírito Santo – 1
Pernambuco – 1
Piauí – 1
Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os
atletas Beth Gomes, Júlio César Agripino, Thiago Paulino, Zileide
Cassiano e Thalita Simplício são integrantes do Programa Loterias Caixa
Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias
Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Beth Gomes, Júlio César
Agripino, Thiago Paulino, Zileide Cassiano e Daniel Martins integram o
Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos
Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154
atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/selecao-brasileira-de-atletismo-tera-atletas-de-18-estados-no-mundial-de-nova-deli-sp-e-maioria/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário