
O time paulista Ronins Quad Rugby conquistou o primeiro título no Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas – 1ª Divisão 2025 ao vencer o tricampeão Santer Vikings por 55 a 40 neste domingo, 28, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A partida contou com transmissão ao vivo no SporTV 3.
A 17ª edição do campeonato, considerada uma das maiores, teve a participação de 13 equipes , sete na 1ª divisão e seis na 2ª e também trouxe uma viagem no tempo. As arenas do CT Paralímpico foram ambientadas com inspiração nos primórdios do “Murderball”, nome original do rúgbi em cadeira de rodas quando surgiu na década de 1970, no Canadá.
“Escolhemos esse tema para lembrar a origem da modalidade, que no início era chamada de ‘Murderball’. Também foi esse o título do documentário de 2005 que ajudou a difundir o esporte no mundo. Assim, homenageamos quase 50 anos do rúgbi em cadeira de rodas e os 20 anos da prática no Brasil”, explicou José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).
Mais cedo, o Gladiadores garantiu a medalha de bronze ao vencer o Gigantes por 57 a 50. O clube curitibano, vice-campeão em 2024, soma apenas um título nacional, conquistado em 2013. O BSB Quad Rugby encerrou a participação com cinco derrotas e foi rebaixado para a 2ª divisão.
Na disputa pelo acesso, o Irefes retornou à elite após campanha invicta, vencendo o Drakkar por 53 a 43.
Além dos títulos e do acesso, os primeiros colocados da 1ª e da 2ª divisão também garantem vaga direta para a Copa dos Campeões, que será disputada em dezembro, em Belo Horizonte. Já estão classificados Santer, Irefes, BSB, Gigantes e Ronins, além do Minas, por sediar a competição. Com os resultados, Gladiadores Curitiba Quad Rugby e Drakkar também asseguraram suas vagas, como terceiro e segundo colocados em suas divisões, respectivamente.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/ronins-conquista-titulo-inedito-ao-vencer-tricampeao-brasileiro-de-rugbi-no-ct-paralimpico/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário