A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em virtude do aumento do número de casos de COVID-19, fez um levantamento junto às entidades e associações que atendem pessoas com deficiência, sobre suas necessidades durante o período da quarentena.
A ação faz parte do programa Cidade Solidária, projeto que une a administração municipal e entidades organizadas da sociedade civil para uma grande mobilização do voluntariado, com o objetivo de criar uma rede de solidariedade para ajudar as famílias em situação de extrema vulnerabilidade enquadradas no grupo prioritário do Estratégia de Saúde da Família (ESF), durante a situação de emergência e o estado de calamidade pública decorrentes da pandemia do coronavírus.
De acordo com o prefeito Bruno Covas, trata-se de uma ação intersecretarial em conjunto com diversos parceiros. “Muito mais do que uma ação pública, trata-se de uma ação em parceria com a sociedade civil. Várias ONGs e entidades já faziam esse trabalho e agora se unem à Prefeitura de São Paulo para atingir um número muito maior de pessoas carentes na cidade”, explicou Covas.
Um dos valores da SMPED é justamente o fortalecimento e atuação em rede para resolução de questões relativas às pessoas com deficiência e suas famílias.
“Com a pandemia, as entidades que atendem pessoas com deficiência estão sofrendo com a falta de doações. Precisamos ajudá-las!”, afirmou Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.
São entidades que atendem diretamente pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade social de pessoas com deficiência física, visual, intelectual, mental e Transtorno do Espectro Autista, de todas as faixas etárias incluindo idosos.
Pessoas físicas ou jurídicas podem colaborar com a ação, contribuindo com doação dos itens listados abaixo. Com essa iniciativa a Prefeitura, por meio da SMPED, vai prover o apoio de insumos no período de seis meses, até a reestabilização e normalidade da situação socioeconômica.
- Alimentos não perecíveis, cestas básicas, leite em pó e suplementos alimentares;
- Higiene pessoal: sabonete, shampoo, creme dental, papel higiênico e álcool em gel;
- Material de limpeza: água sanitária, detergente, desinfetante e produtos bactericidas;
- Roupas, cobertores e roupas de cama e banho; ? Itens farmacêuticos: analgésicos e fraldas geriátricas;
- EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): máscaras, aventais, toucas e luvas;
- Serviços de logística para transporte das doações.
Fonte: Cidade de SP
http://www.fernandazago.com.br/2020/04/acao-solidaria-vai-ajudar-entidades-e.html?m=1#.XqrH__MDqa8.faceboo
Nenhum comentário:
Postar um comentário