10/02/2020

Com rampa de acesso e placas em libras, alunos do AC criam projeto de ponto de ônibus adaptado



Alunos participam de competição em Manaus — Foto: Susana Lima/Arquivo pessoalAlunos participam de competição em Manaus — Foto: Susana Lima/Arquivo pessoal
No projeto, os estudantes, que têm idades entre 12 e 14 anos e muita vontade de ajudar o próximo, criaram um ponto de ônibus que pensa em todos os usuários. A ideia é que o local tenha uma rampa de acesso para cadeirantes, placas em libras para deficientes visuais e arborização para deixar o espaço mais ventilado.
"O projeto deles partiu de algo que é real, então, eles pensaram em um ponto de ônibus que não precisasse todos os anos ter essa revitalização, seria feita com material mais durável [de concreto] e ofereceria conforto térmico, que não esquente tanto no sol, e que seria coberto para proteger da chuva", explicou a coordenadora do projeto, a professora de robótica Susana Lima.
A ideia é que, além desses pontos, seja colocada uma planta rasteira, que seria a Bougainvillea. Cada ponto de ônibus custaria entre R$ 30 e 40 mil para ser construído e teria maior durabilidade.
"E eles vieram apresentar no torneio, mas querem também apresentar para a prefeitura e governo", complementou a coordenadora.
Uma das idealizadoras da iniciativa, a estudante Ana Beatriz, de 13 anos, disse que o ponto de ônibus foi pensado para oferecer conforto a todos que precisam do serviço.
"Primeiramente, nós pensamos em mudar a estrutura para fazer uma nova. Essa nova estrutura de concreto a gente faria uma adaptação para deficientes visuais e cadeirantes", pontuou.
Além disso, a estudante acrescentou que eles procuraram ter uma qualificação técnica, participando de palestras, para poder chegar a uma finalidade comum.

Competição

O Torneio Sesi de Robótica é realizado todos os anos e a primeira fase de 2020 ocorre neste final de semana.
Os adolescentes participam da etapa regional com mais 27 competidores do país e tentam vaga na fase nacional. Eles são os únicos representantes de Rio Branco.
"Cada ano eles têm uma temática. Nesse ano, nós falamos sobre as cidades do futuro, cidades inteligentes, no qual você observa algo e pode pensar em uma solução", acrescentou Susana.
Nessa fase, são feitas quatro etapas de avaliação, nas quais eles apresentam o projeto e recebem notas. O resultado deve ser anunciado neste sábado (8).
Fonte  https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2020/02/08/com-rampa-de-acesso-e-placas-em-libras-alunos-do-ac-criam-projeto-de-ponto-de-onibus-adaptado.ghtml
Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário