O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, vai sediar competições internacionais entre abril e novembro de 2026.
O calendário terá entre os pontos altos o Mundial de rúgbi em cadeira de rodas, de 15 a 24 de agosto (incluindo período de chegada dos atletas, treinamentos e classificação esportiva paralímpica). Em 2025, o espaço sediou a Copa América da modalidade, que terminou com a medalha de prata inédita conquistada pelo Brasil.
A programação começa já no dia 31 de março, com a estreia do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo — Fase Internacional, competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entidade responsável pela gestão da modalidade no Brasil.
Outras modalidades que terão disputas abertas a atletas de todo o mundo serão o tênis de mesa, o badminton e a bocha.
Haverá ainda competições continentais, incluindo o Regional das Américas de paraesgrima e a Copa América de futebol de cegos, que contará, pela primeira vez, com disputas masculinas e femininas.
O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, e conta com instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 20 modalidades paralímpicas.
São, ao todo, 95 mil metros quadrados de área construída. O espaço conta com duas quadras de vôlei sentado, uma quadra de basquete em cadeira de rodas, uma quadra de rúgbi em cadeira de rodas, uma quadra de goalball, 12 mesas de tênis de mesa, dois tatames de judô, seis áreas para halterofilismo, quatro para a paraesgrima, seis canchas de bocha, centro aquático com uma piscina olímpica e uma semiolímpica, um campo de futebol PC, um campo de futebol de cegos, duas quadras de tênis em cadeira de rodas, uma pista de atletismo, uma pista de atletismo indoor, academia para apoio e condicionamento físico, fitness e fisioterapia, vestiários, centro administrativo, centro de medicina e ciência do esporte, zona hoteleira com cerca de 300 leitos e área administrativa.
Confira as competições internacionais no CT Paralímpico em 2026:
Atletismo
31 de março a 2 de abril — Circuito Paralímpico Loterias Caixa – Fase Internacional
Tênis de Mesa
21 a 27 de abril — Challenger
Badminton
27 de julho a 2 de agosto — Internacional do Brasil 2026
Rúgbi em Cadeira de Rodas
15 a 24 de agosto — WWR World Championship 2026
Futebol de Cegos
3 a 13 de setembro — Copa América de Futebol de Cegos 2026 (masculina e feminina)
Paraesgrima
26 de outubro a 2 de novembro — Campeonato Regional das Américas 2026
Bocha
3 a 11 de novembro — Copa do Mundo
Patrocínio
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As
Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do badminton,
goalball, bocha, rúgbi em cadeira de rodas e tênis de mesa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/ct-paralimpico-sediara-disputas-internacionais-em-2026-confira-lista/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário