Criados na base do vôlei sentado, o goiano Matheus Souza e o paranaense Victor Hugo Taborda estão entre as cinco novidades convocadas para a primeira semana de treinamentos de 2026 da Seleção Brasileira masculina da modalidade. Ao todo, 14 atletas participam da etapa, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até domingo, 25.
Matheus e Victor Hugo dividiram experiências importantes ao longo dos últimos anos. Em 2024, estiveram juntos na Seleção Brasileira de base, se enfrentaram no Campeonato Brasileiro e voltaram a treinar lado a lado durante a preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens do Chile, em 2025. Agora, reencontram-se em um novo desafio: integrar o grupo principal da Seleção.
Victor Hugo, 19, é natural de Paranaguá (PR). Aos 11 anos, deu entrada em um hospital para tratar um calo no pé direito, causado pelo uso de calçados apertados. Após a aplicação de uma injeção de benzetacil, houve uma complicação que gerou necrose e resultou na amputação da sua perna direita. Anos depois, Victor encontrou no vôlei sentado não apenas um esporte, mas uma paixão.
“Eu não gostava muito do vôlei convencional, mas quando conheci o vôlei sentado foi diferente. Fiz o primeiro teste na AVPL, em Paranaguá, e gostei muito. É um esporte muito satisfatório de jogar, de competir, e acabei me apaixonando”, contou o atleta.
Em 2025, Victor e Matheus voltaram a treinar juntos visando a convocação para o Parapan de Jovens. O trabalho conjunto ajudou Victor a garantir presença na competição continental, na qual conquistou a medalha de ouro.
“Na preparação dele [Victor] para o Parapan, a gente jogou junto, treinou bastante. Não deu certo para eu ir, mas foi muito bom ajudar ele a conquistar a vaga e ver ele trazer o ouro. Fiquei muito feliz”, explicou Matheus, que agora faz sua estreia na Seleção principal.
Matheus Souza, 20, é atacante titular da equipe da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO). Ele possui uma má-formação congênita na mão direita e está no vôlei sentado há cerca de dois anos. Antes disso, chegou a receber convite para treinar badminton e também teve contato com o jiu-jitsu, até conhecer a modalidade paralímpica.
Durante esta semana de treinamentos, Matheus vivencia pela primeira vez a rotina da Seleção principal, com sessões técnicas e táticas em quadra, atividades físicas na academia e exames protocolares de início de temporada.
“É muito cansativo, muito intenso. A bola não cai fácil, o nível é muito alto. Os atletas têm muita técnica e experiência. Para quem está chegando agora, aprender com eles já é uma grande conquista”, avaliou. O atleta também destacou o sonho de seguir no alto rendimento. “Tenho o sonho de ir para os Jogos Paralímpicos. Representar o Brasil entre os melhores é o que me motiva a melhorar todos os dias”, completou Matheus.
A proposta desta etapa é mesclar juventude e experiência, preparando uma nova geração para o futuro da modalidade. Além de Matheus e Victor Hugo, também foram convocados Vinicius Soares da Costa Lemos e Vinicius Juliano da Silva, do SESI-SP e Renan da Silva Nogueira, do Instituto Athlon-SP.
A Seleção Brasileira de vôlei sentado tem pela frente o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em julho, em Hangzhou, na China, e as semanas de treinamento integram o ciclo preparatório.
Patrocínios
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do vôlei sentado.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/goiano-e-paranaense-ganham-primeira-chance-na-selecao-adulta-de-volei-sentado-em-semana-de-treinamento/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário