08/01/2026

Feminella não é mais Secretária Nacional da Pessoas com Deficiência

Feminella não é mais Secretária Nacional da Pessoas com Deficiência

Exoneração é a primeira baixa do ano do Governo Lula no alto escalão e foi anunciado por Anna Paula Feminella, que comandava a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com deficiência, ógão vinculado ao MDHC – Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

Assim como o Diário PcD havia anunciado na última segunda-feira, 5, o mal estar no Ministério dos Direitos Humanos era muito grande, e a Ministra Macaé Evaristo deveria anunciar a saída de Anna Paula Feminella que ocupou desde o início da gestão Lula a Secretaria Nacional das Pessoas com Deficiência.

Nos bastidores, desde as eleições do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – ocorrida em novembro, já se dava como certa a possível mudança na pasta.

Fontes garantiram ao Diário PcD que Feminella enfrentava resistência dentro da pasta e principalmente com interlocutores da Ministra. Inclusive existem apurações sendo feitas em âmbito interno para apurar posturas adotadas em momentos de discussões e decisões, com supostas denúncias de agressões verbais e mútuas.

A Assessoria de Comunicação da Ministra Macaé Evaristo preferiu não comentar o caso. Por sinal, a Ministra tem seu perfil no Instagram bloqueado para que pessoas possam enviar mensagens ou marcá-la em postagens.

Mesmo com importantes entidades da sociedade civil solicitando a permanência de Feminella na pasta, desde a noite de ontem o cargo está sem comando.

Feminella anunciou nesta quarta-feira, 7, o pedido de exoneração. “Encerrar um ciclo nunca é sobre sair. É sobre seguir levando o que foi construído! Depois de quase três anos à frente da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deixo o cargo com a certeza de que o trabalho coletivo transforma estruturas, mesmo quando elas resistem. Foram muitas entregas, outras tantas em processo, e aprendizados profundos sobre como o capacitismo ainda opera de forma estrutural nas instituições. E fica, acima de tudo, a convicção de que o lugar das pessoas com deficiência é de protagonismo, em qualquer espaço, em qualquer tempo. Onde eu estiver, seguirei somando esforços. Porque a luta não se encerra em cargos. Ela vive na união das pessoas com deficiência, dos ativistas, dos pesquisadores, da agenda de visibilidade e de um horizonte que insiste em existir”.

Fontes do Diário PcD comentaram que Feminella permanecerá no Governo Federal, ocupando outro cargo nos ministérios. Ela é funcionária pública fedeeral concursada da Escola Nacional de Administração Pública e especialista em Gestão Pública. 

“Aquele imagem de Lula subindo a rampa durante a sua posse com pessoas com deficiência ao seu lado, vai aos poucos mostrando que tudo parecia mesmo uma estratégia de marketing. Seu governo – em nenhum momento, priorizou as pessoas com deficiência, ao contrário, buscou retirar direitos. Infelizmente permanecemos à mercê de esmolas, sem políticas públicas verdadeiras para o segmento. Será que esse Governo terá coragem de – ao menos, implantar a Avaliação Biopsicossocial Unificada? Ou terá mesmo o anseio de retirar os direitos às isenções nas aquisições de veículos por pessoas com deficiência”, afirmou Abrão Dib, presidente da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência.

Fonte https://diariopcd.com.br/feminella-nao-e-mais-secretaria-nacional-da-pessoas-com-deficiencia/

Postado Pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário