
A equipe feminina de tênis em cadeira de rodas do Brasil estreou com vitória nesta quarta-feira, 7, segundo dia da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, disputada em Antália, na Turquia. Na mesma data, os times Masculino Open, Junior e Quad, que haviam começado o torneio com 100% de aproveitamento, sofreram seus primeiros revezes.
As disputas valem pela fase de grupos, com confrontos compostos por três partidas: duas de simples e uma de duplas. O país que vencer ao menos duas dessas partidas garante o ponto na classificação geral. A partir da segunda fase, os duelos passam a ser eliminatórios, mantendo o mesmo formato.
A primeira disputa da Seleção feminina terminou com vitória por 3 a 0 sobre a Tanzânia. A mineira Meirycoll Duval venceu Pendo Zengo por duplo 6/0. A seguir, a tocantinense Jade Lanai derrotou Rehema Selemani, novamente por 2 a 0 (6/2 e 6/0). Nas duplas, Jade esteve ao lado da mineira Ana Claudia Caldeira e as duas superaram Lucy Shirima e Pendo Zengo, também sem perder nenhum set (6/2 e 6/0).
O Capitão da equipe, Lázaro Ferreira, falou sobre a estreia e projetou o próximo confronto. “Os jogos de hoje foram muito bons, para que todas as atletas conseguissem se soltar em quadra e para tirar a pressão da estreia. É comum entrar nervoso no primeiro jogo, mesmo assim conseguimos obter um grande resultado. Agora o foco é nosso próximo adversário, a Grã-Bretanha, uma equipe muito forte”, Declarou Lázaro.
A equipe masculina foi superada justamente pela Grã-Bretanha nesta quarta-feira por 3 a 0. O gaúcho Diego Kohlrausch foi derrotado por Dahnon Ward por 2 a 0 (6/4 e 6/0), enquanto Daniel Rodrigues fez um jogo equilibrado contra Ben Bartram, mas também acabou derrotado em dois sets (7/6 e 6/4). Nas duplas, Bartram e Andrew Penney confirmaram o favoritismo diante da parceria brasileira formada por Diego Kohlrausch e o mineiro Gustavo Carneiro com um duplo 6/0.
Na categoria júnior, novamente o adversário foi a Grã-Bretanha, desta vez com derrota brasileira por 2 a 1. O Brasil obteve um triunfo com a mineira Vitória Miranda, que mostrou poder de reação ao vencer de virada Matthew Knoesen, por 2 sets a 1 (4/6, 7/6 e 6/3). Porém o mineiro Luiz Calixto não conseguiu superar o britânico Ruben Harris, que o derrotou por 2 a 0 (6/4 e 6/0) e, nas duplas, a Grã-Bretanha voltou a levar a melhor sobre a dupla formada por Vitória e Luiz.
Os atletas do Quad mediram forças com os dois melhores jogadores do ranking da ITF, os holandeses Sam Schroder e Niels Vink. O catarinense Ymanitu Silva teve um bom desempenho contra Sam Schroder, levando a partida ao terceiro set, mas foi vencido por 2 a 1 (6/2, 3/6 e 6/4). O mineiro Leandro Pena enfrentou Niels Vink, atual número 1 do mundo, que confirmou seu favoritismo vencendo por 2 a 0 (6/1 e 6/0). Nas duplas, Vink e Schroder impuseram seu ritmo e venceram por duplo 6/0 o confronto contra o paulista João Lucas Takaki e Ymanitu Silva.
O treinador Vinicius Cyrillo ressaltou a importância da experiência adquirida, mesmo com as derrotas. “A classe Quad é sempre um grande desafio, mas seguimos evoluindo. Cada partida aqui é uma oportunidade de aprendizado e experiência para nossos atletas”, comentou o capitão.
Confira os resultados do dia:
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/equipe-feminina-estreia-com-vitoria-na-copa-do-mundo-de-tenis-em-cadeira-de-rodas-na-turquia/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário