27/09/2020

Pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, “Ju Sem as Mãos” reproduz capas e editoriais de moda

No dia 21 de setembro comemorou-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, bandeira levantada pela estilista Juliana Santos que se prepara para lançar um Gibi liderado pela Super-heroína “Ju Sem as Mãos” com histórias de realização e conquistas de PCDs bem-sucedidos. Para chamar ainda mais atenção para a causa e mostrar que a inclusão também precisa ser no mundo da moda, Juliana decidiu reproduzir capas e editoriais de várias revistas para discutir o tema.

“Tenho uma trajetória de sucesso, pois abri o meu ateliê com R﹩ 250 e hoje atendo noivas por todo o Brasil; no entanto, as pessoas me enxergam como um exemplo de superação por não ter as mãos e não olham as minhas conquistas. Isso é capacitismo e precisamos mudar a maneira de valorizar a conquista do PCD – que é uma Pessoa com Deficiência e não um ‘Portador’; afinal, não escolhi ‘portar essa deficiência’”, reforça Juliana Santos, que tem aproveitado o seu dom para criar produtos com renda 100% revertida ao projeto. Ela tem desenvolvido tênis e camisetas customizadas para levantar o valor inicial necessário para finalizar a primeira edição do Gibi.

Segundo a advogada Sara Bezerra, a questão é que o mercado de consumo tem modificado. “Os consumidores, cada vez mais, estão atentos ao que consomem e, com a pandemia, puderam vislumbrar, se desvincular do que é desnecessário e se afeiçoar por marcas que se integraram à comunidade. A população se encontro mais solidária, mais consciente quanto aos direitos de minorias e, inclusive, com a história de seus antepassados e isso tem determinado e impactado em suas escolhas; por isso, é necessário mais do que um discurso temporário e ações de marketing sem coerência”, afirma. 

Reconhecida pelos vestidos de noiva que assina, Juliana Santos conta que renasceu do fogo como uma Fênix. “Fui jogada no fogo e do fogo renasci. E sempre que a vida me joga de novo eu renasço mais forte e resiliente. Desistir nunca foi uma opção para mim. Aos quatro anos tive queimaduras em várias partes do corpo, perdi os dedos da mão esquerda e dos pés. Minha mãe biológica me abandonou no Hospital de Queimaduras, e fui adotada ainda no Hospital por uma família maravilhosa. Sofri bullying na infância e adolescência, mas sempre fui incentivada a lutar por meus sonhos e objetivos, a não desistir.”

Por isso, para dar visibilidade ao projeto do gibi “Ju Sem As Mãos” e conseguir uma editora para publicar sua obra – que conta com assinatura também do cartunista Gabriel Rodrigues, a estilista decidiu contar suas histórias por meio do humor e de vídeos curtos no TikTok @jusemasmaos s, onde acabou criando a série “Peripécias da Ju”. Com um rápido crescimento – de 35 mil seguidores em maio para 224 mil hoje, e vídeos com mais de um milhão de visualizações, ela tem atingido crianças e adolescentes que se identificam e se sentem mais confiantes para lidar com as suas deficiências.

“Quero mostrar que pessoas com deficiência são iguais a qualquer pessoa. Mesmo com nossas limitações, temos muito a oferecer e só queremos ser tratados com respeito. E, como mãe, acredito que podemos mudar a educação a partir de nossas crianças. O gibi será, principalmente, para as crianças se verem e se sentirem representadas”, reforça Juliana Santos, que é mãe de Miguel (7), Pérola (4) e Aurora (1).

Squad

O gibi também trará a história de Milena Struck, eleita Miss Universo Infantil 2019 e que possui agenesia de antebraço; do influenciador da inclusão Ivan Baron (@ivanvbaron); da blogueira, maquiadora e ativista PCD Juliana Rocha (@jurochadm); da ativista Stephanie Marques (@tephmarques_); e da jornalista, fotógrafa e modelo Maria Paula Vieira (@maaria_vieira), que também mostrarão seus superpoderes.

“Amo esse mundo de super-heróis, principalmente o fato de que eles têm sempre uma identidade secreta, de uma pessoa comum, e que lutam para defender o mundo e ajudar outras pessoas. Por que não pessoas com deficiência também? Afinal, é por isso que lutamos: para que nos vejam acima de nossas deficiências. A minha família me ensinou a superar as adversidades e retirar o melhor de cada obstáculo”, afirma Juliana Santos.

Esse poderoso squad fará várias ações neste mês de setembro para dar ainda mais visibilidade ao tema da inclusão. 

Os produtos assinados pela estilista Juliana Santos podem ser comprados diretamente pelo perfil @jusemasmaoss no
Instagram (http://www.instagram.com/jusemasmaoss/)
e TikTok (http://www.tiktok.com/@jusemasmaoss?lang=pt_BR).

Fonte  https://revistareacao.com.br/pelo-dia-nacional-de-luta-das-pessoas-com-deficiencia-ju-sem-as-maos-reproduz-capas-e-editoriais-de-moda/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário