09/09/2020

Número de casos de sarampo no RJ cresce 142% em relação ao ano passado

Para infectologistas, número alto é reflexo da queda na cobertura vacinal. Secretaria Estadual de Saúde informou que de janeiro a agosto deste ano foram notificados 1.276 casos no estado. Em 2019, no mesmo período, foram 527 notificações.

O número de casos de sarampo no Rio de Janeiro cresceu 142% em relação ao ano passado. A Secretaria Estadual de Saúde informou que de janeiro a agosto deste ano foram notificados 1.276 casos no estado. Em 2019, no mesmo período, foram 527 notificações.

Para os infectologistas ouvidos pelo G1, um dos principais motivos para alto número de casos atuais é é queda na cobertura vacinal. O Ministério da Saúde informou que metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas que deveria em 2020.

Infectologista fala sobre o aumento de casos de sarampo no RJ
00:00

Infectologista fala sobre o aumento de casos de sarampo no RJ

"Identificamos algumas questões em relação ao aumento de casos de sarampo. Uma é a queda na cobertura vacinal, que vem acontecendo desde 2016. Outra questão é a quantidade de turistas que vêm da Europa, e lá não existe essa preocupação com a vacina de sarampo. Por último, temos a onda migratória de venezuelanos que entraram no Brasil, muitos deles, sem vacinação", comentou o infectologista Fernando Chapermann.

Para o especialista, a pandemia do novo coronavírus também influenciou na falta de procura pela vacinação do sarampo nesse período.

"Por conta do coronavírus, muitas pessoas ficaram com medo de ir ao posto de saúde. Outra coisa é que, sem matrícula nas escolas, muitos pais acabam não colocando a caderneta de vacinação em dia. Mas temos casos diversos que resultam na queda da vacinação. Famílias que optam por não vacinar, as que não acham importante e as que têm medo. Além das notícias falsas que são divulgadas. Isso certamente vai culminar no aumento de casos", acrescentou.

A infectologista pediátrica Mariana Cypreste também reforçou que a cobertura vacinal ficou muito aquém do esperado esse ano.

"Os números da cobertura vacinal estão bem abaixo do esperado. Com a entrada do coronavírus, o sarampo parou de ser assunto em destaque entre a população. As idas das pessoas aos postos para o esquema vacinal contra sarampo, bem como o retorno daqueles que já haviam iniciado o esquema para sua finalização, acabaram sendo deixados de lado", explica.

Municípios do RJ com mais casos de sarampo em 2020
Rio de Janeiro: 627Nova Iguaçu: 139Duque de Caxias: 97Niterói: 84


Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/09/09/numero-de-casos-de-sarampo-no-rj-cresce-142percent-em-relacao-ao-ano-passado.ghtml

Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário