09/01/2020

Faça Parte mostra o poder do empreendedorismo no universo da inclusão

E a nova temporada do Faça Parte começou na pegada do empreendedorismo!
A ideia dessa matéria foi ajudar nosso público a "pensar fora da caixa". Em tempos sombrios e de grande dificuldade de colocação e recolocação no mercado de trabalho é preciso buscar formas de se reinventar.
E para nós, pessoas com deficiência, isso não é diferente!
Thiago Helton batendo papo com os irmãos Romário e Ricardo em um espaço do SEBRAE MG. Os dois são cegos e estão sorrindo com as bengalas em mãos.

Thiago Helton batendo papo com os irmãos Romário e Ricardo em um espaço do SEBRAE MG. Os dois são cegos e estão sorrindo com as bengalas em mãos.

Quando se fala em trabalho para a turma com deficiência qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Lei de cotas? Aposentadoria por "invalidez"? BPC?
Todos esses são direitos válidos e legítimos, mas é inequívoco que necessitamos cada vez mais de políticas públicas efetivas em termos de trabalho, emprego e renda para PcD. E nesse caminho de luta, precisamos ampliar a nossa visão para possibilidades que se complementam e transformam.
Sabemos da importância da lei de cotas que é responsável pela empregabilidade formal de 93% das pessoas com deficiência que trabalham de carteira assinada hoje.
Mas não podemos ficar presos ao "padrão" que muitas das vezes é imposto às pessoas com deficiência como forma de trabalho.
Não é atoa que a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência consagra o incentivo ao empreendedorismo como fator de dignidade para as pessoas nessa qualidade.
Assista a matéria ao final deste post e veja como a arte de empreender pode ser transformadora sob o ponto de vista da inclusão e da igualdade de oportunidades.
Agradecimentos especiais aos empreendedores Raniele Alves da @3rdestamparia, ao Romário e o Ricardo "os @irmaosfot", ao Ernane da @conthabilmente e ao SEBRAE MG que deram o recado para toda a sociedade!
Clique aqui e encontre todos os episódios do Faça Parte e um pouco mais sobre o nosso trabalho! Até a próxima!
Fonte  https://noticias.r7.com/prisma/thiago-helton/faca-parte-mostra-o-poder-do-empreendedorismo-no-universo-da-inclusao-08012020
Postado por Antônio Brito 

PCD's são destaque no DETRAN/RJ

Um dos grandes orgulhos do DETRAN/RJ, na atualidade é a Comissão para Pessoa com Deficiência, ou Comissão PCD como é conhecida. Trata-se de uma comissão que foi criada com um olhar especial para dar o atendimento digno que as pessoas com dificuldade de locomoção necessitam ter. Não se poderia criar uma imagem de novo DETRAN sem abordar com sensibilidade um tema tão atual que é a inclusão e o respeito ao cidadão. Além do atendimento domiciliar que é um grande avanço, principalmente no momento em que o serviço de Identificação Civil completa 20 anos no DETRAN/RJ, sendo uma referência para o restante do país, a comissão carrega ainda a bandeira da emissão da carteira de identidade diferenciada, acompanhada de um crachá descritivo que reúne as informações necessárias acerca da deficiência do portador, instituídos pela Lei Estadual 7.821/2017. Dentre tantas outras ações, a Comissão PCD promove, principalmente, uma integração dos serviços oferecidos pelo DETRAN/RJ para com o cidadão que necessita de atendimento diferenciado.

 

08/01/2020

Comissão aprova ampliação dos favorecidos pelo benefício de prestação continuada

Pela proposta, passam a ter direito ao BPC as famílias com renda per capita de R$ 748. Atualmente, valor é de R$ 249





07/11/2019 - 17:28  
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou proposta que aumenta de 1/4 para 3/4 de salário mínimo a renda familiar per capita utilizada como parâmetro para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com isso, em valores atuais, esse parâmetro saltará de R$ 249,50 para R$ 748,50.
O relator, deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), recomendou a aprovação, na forma do texto aprovado em 2017 pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Glaustin Fokus diz que o critério de renda atual está superado
O projeto foi apresentado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Originalmente, a proposta aumenta para 1/2 salário mínimo a renda familiar per capita para a concessão do benefício.
“Talvez hoje o grande consenso que se tem acerca dos diversos aspectos que envolvem a política do BPC é o exaurimento do critério de renda familiar para concessão do benefício”, afirmou Glaustin Fokus, considera muito baixo o valor atual. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o parâmetro até hoje em vigor.
substitutivo aprovado também altera a definição de família para concessão do BPC, a fim de abarcar todos os indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquele grupo.
Até o teto do salário mínimo, a renda mensal de benefício previdenciário ou assistencial já concedida a algum membro da família não entrará no cálculo per capita. A Loas atualmente exclui os rendimentos decorrentes de estágio supervisionado e de aprendizagem da conta para o cálculo da renda familiar.
O texto também altera o Estatuto do Idoso para reduzir a idade mínima para ter direito ao BPC, de 65 para 60 anos. Além dos idosos, essa assistência no valor de um salário mínimo, de R$ 998 neste ano, também é concedida a pessoas com deficiência e de baixa renda.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Wilson Silveira

Cuidando de idosos: o respeito à individualidade, à dignidade e aos direitos

No dia 01 outubro, foi celebrado o Dia Mundial do Idoso e, por isso, o assunto deste sábado é a importância da figura do cuidador. Nosso convidado é o professor-pesquisador do Laboratório de Educação Profissional na Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, Daniel Groisman.
Fonte  https://m.cbn.globoradio.globo.com/media/audio/276985/cuidando-de-idosos-o-respeito-individualidade-dign.htm
Postado por Antônio Brito 

Piso tátil termina em muro, mas está dentro das normas de acessibilidade

O equipamento, instalado nos novos pontos do sistema BRT, tem a função de orientar o deficiente visual em sua trajetória.
Os novos pontos de ônibus do sistema BRT em Sorocaba possuem pisos táteis direcionais para deficientes visuais. A distribuição dessa linha de referência para quem não enxerga tem chamado a atenção, pois em muitos casos o caminho começa ou termina em um muro. Apesar de causar estranheza, o projeto está dentro das normas de acessibilidade.
O piso tátil instalado nos pontos de ônibus do sistema BRT “entra” ou “sai” de paredes porque a calçada não possui acessibilidade. Dessa forma, a pessoa com deficiência visual deve ser direcionada para uma barreira edificada. Consequentemente, ela vai conseguir se deslocar tendo como referência uma estrutura existente.
Segundo a Urbes – Trânsito e Transportes, a colocação do piso podotátil está correta e dentro da norma vigente. A mesma opinião é do técnico de orientação e mobilidade da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac), Diógenes Baptista da Silva.
O representante da Asac relata que os deficientes visuais são treinados a caminhar pela calçada tocando a ponta da bengala no chão e na parede. O orientação muda quando a pessoa encontra o piso tátil.
De acordo com Silva, entre esses novos pontos de ônibus do sistema BRT, um situado na avenida Washington Luís tem um desenho diferente. O local fica em frente ao Sesc Sorocaba. “Nesse caso, o piso tátil não sai da parede porque toda a calçada possui orientação para o deficiente visual”, comenta.

Piso tátil termina em muro, mas está dentro das normas de acessibilidade
Piso tátil instalado na avenida General Osório, em Sorocaba. Crédito da foto: Luiz Setti (6/1/2020)

Características do piso tátil

A função do piso tátil é orientar o deficiente visual em sua trajetória. O objetivo é dar autonomia à pessoa com dificuldade em enxergar.
Ele tem textura e cor diferenciadas em relação ao calçamento. Possui dos formatos: traço, para dar a direção, e bola, que sinaliza alerta.
As bolinhas alertam o deficiente visual que, logo à frente, existe um obstáculo. Pode ser uma escada, um elevador, uma plataforma de embarque ou desembarque. (Da Redação)
Fonte https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/piso-tatil-termina-em-muro-mas-esta-dentro-das-normas-de-acessibilidade/
Postado por Antônio Brito

"MEC vai mudar política para alunos com deficiência; saiba o que deve ser alterado".

"A Política Nacional de Educação Especial deve mudar no começo de 2020. O governo de Jair Bolsonaro vai publicar um decreto com alternativas para que a escola regular não seja a única opção dos alunos com deficiência intelectual ou física, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou superdotação.

Caberá a cada família – em parceria com a escola e com a equipe multidisciplinar que já acompanha o aluno – escolher se o estudante vai permanecer na instituição de ensino regular em que está atualmente, se irá ser transferido para uma escola especial ou ainda se ficará na mesma unidade escolar, mas em uma classe especial que poderá ser criada."
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EducaçãoMAIS
Política Nacional de Educação Especial
MEC vai mudar política para alunos com deficiência; saiba o que deve ser alterado
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| Foto: Pixabay

Por William Bilches
[11/12/2019] [12:34]
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A Política Nacional de Educação Especial deve mudar no começo de 2020. O governo de Jair Bolsonaro vai publicar um decreto com alternativas para que a escola regular não seja a única opção dos alunos com deficiência intelectual ou física, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou superdotação.

Caberá a cada família – em parceria com a escola e com a equipe multidisciplinar que já acompanha o aluno – escolher se o estudante vai permanecer na instituição de ensino regular em que está atualmente, se irá ser transferido para uma escola especial ou ainda se ficará na mesma unidade escolar, mas em uma classe especial que poderá ser criada.

Leia também: Pais e professores de alunos com deficiência têm opiniões diferentes sobre classes regulares


A ideia é flexibilizar os sistemas educacionais para que possam oferecer a melhor solução para cada estudante, diz a diretora de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação (MEC), Nídia Regina Limeira de Sá.

“É preciso promover a inclusão plena desse público. Temos que oferecer ambientes favoráveis para o desenvolvimento pleno das potencialidades das pessoas. E, muitas vezes, esse ambiente não é o da escola comum. Precisa ser um ambiente que vai trabalhar em função das especificidades da pessoa, das singularidades dela. Então nosso foco está na pessoa, naquilo que é o melhor para ela”, diz Nídia.

A elaboração do novo documento foi feita ao longo de dois anos e teve início ainda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). De acordo com o governo federal, entidades representativas do segmento, famílias e lideranças que representam as pessoas com deficiência participaram da construção dessa nova política.

“Os sistemas inclusivos são bem-vindos, mas a gente quer um olhar diferenciado para esse público que não está aproveitando a escola comum”, afirma a representante do MEC."
"O que deve mudar com o decreto
Com a nova norma, o MEC, segundo a secretária, quer instituir outras opções, personalizadas, para alunos com dificuldades de aprender em classes regulares, sem perder os benefícios sociais já adquiridos com a inclusão. Entre as alternativas propostas estarão a transferência para classes especiais que podem ser criadas na mesma escola, a migração para escolas especiais quando for a melhor solução ou a mudança para classes bilíngues ou escolas bilíngues (que ensinam também em Libras).

"Nossa expectativa é de que o número de classes especiais seja ampliado, até porque uma escola comum pode criar uma classe especial para atender a um público específico. Pode, inclusive, criar uma classe bilíngue para trabalhar com Libras e língua portuguesa, como línguas de instrução e de comunicação. São perspectivas plenamente possíveis", explica Nídia.

Ela também afirma que a nova Política Nacional de Educação Especial é focada em um "trabalho equitativo, inclusivo e que seja feito ao longo da vida". Inclusivo porque as escolas têm que estar de portas abertas para todos e equitativo pelo fato de adotar ações diferenciadas que sejam capazes de proporcionar o desenvolvimento pleno de todas pessoas, de acordo com o seu perfil. Nídia afirma ainda que será um trabalho que não se restringirá ao ambiente escolar, já que essas pessoas vão precisar de apoio educacional ao longo da vida.

"Temos que continuar pensando em propostas educacionais para essas pessoas ao longo da vida, até que elas tenham o desenvolvimento de um projeto de vida", salientou a representante do MEC."

Fonte https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/mec-vai-mudar-politica-para-alunos-com-deficiencia-saiba-o-que-deve-ser-alterado/
Postado por Antônio Brito 

Alerta‼️ ♿🌊🏊🚫


"No verão, a cada semana, cerca de 10 pessoas ficam #paraplégicas ou #tetraplégicas em acidentes causados por mergulho em água rasa. As vítimas são na maioria adolescentes e adultos do sexo masculino". Mara Gabrilli

Cuide do seu bem mais valioso: a sua saúde. Não mergulhe de cabeça. Fique fora dessa estatística! 

#JornalistaInclusivo #LesãoMedular #Prevenção
Fonte  https://www.facebook.com/260217107792726/posts/765140960633669/
Postado por Antônio Brito 

A arte pelo Brasil e pelo mundo, com os Pintores com a Boca e os Pés !


A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés foi fundada em 1956 quando Erich Stegmann, um artista que pintava com a boca, reuniu um pequeno grupo de artistas com deficiência física de 8 países europeus. O objetivo era que esses artistas obtivessem renda através de seus esforços artísticos e obter uma segurança de trabalho que até então eles não tinham.

Unindo suas habilidades criativas com uma visão de negócios, Stegmann fundou a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés como uma organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos.

“O pequeno grupo que ele reuniu no encontro inaugural da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés cresceu significativamente e representa aproximadamente 800 artistas em 75 países ao redor do mundo”, afirma Paola Manograsso, Diretora do escritório da Associação no Brasil.

Já para Gonçalo Aparecido Pinto Borges,  Membro Associado: “um dos principais focos de Stegmann era que a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés nunca deveria ser considerada uma instituição de caridade, pelo fato de seus membros serem pessoas com deficiências físicas”. Para Stegmann, a palavra ‘caridade’ era tão abominável como a palavra ‘pena’. A Associação sustenta que não é uma instituição de caridade e não se qualifica para a assistência caritativa.

Mais de 50 artistas integram a Associação no Brasil. “Muitos são palestrantes e demonstram as pinturas em escolas, empresas e em outros grupos interessados, oferecendo uma melhor compreensão do trabalho que está sendo feito pela Associação e as possibilidades disponíveis como oportunidade para as pessoas com deficiência”, diz Paola.

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés é uma organização internacional controlada pelos seus artistas membros. Para Gonçalo Borges, o propósito da entidade é: “fazer contato com artistas que perderam o uso de suas mãos, seja por nascença, acidente ou doença, e agora pintam com a boca e os pés. Manter contato também com PcD que gostariam de aprender a pintar e ganhar seu próprio sustento através dessa capacidade. Oferecemos assistência moral e informativa para as pessoas com deficiência que estejam interessadas em tornarem-se estudantes, oferecendo aos alunos apoio financeiro, prático e criativo para que sejam artistas completamente desenvolvidos e membros da Associação”.

Segundo a Diretora do escritório da Associação no Brasil, a entidade tem como objetivo: “atender os interesses dos artistas, facilitando a venda de seu trabalho, principalmente na forma de reproduções como cartões, calendários etc. Outro importante objetivo é publicar material que comunique e apoie o propósito da organização além de auxiliar os artistas com deficiência na obtenção de autoestima, realização criativa e segurança financeira”.

“Qualquer um que tenha perdido o uso das mãos e pinta segurando o pincel com a boca ou com os pés, independentemente de raça, credo ou cor, pode fazer parte da Associação”, afirma Gonçalo Borges, um dos ícones da entidade e figura conhecida em todo o Brasil pelo trabalho com a boca e os pés, e pelas palestras que ministra.

Na Associação dos Pintores com a Boca e os Pés existem três níveis de qualificação, ou seja, bolsistas, membro associado e membro efetivo. A maioria dos artistas é, normalmente, bolsista. Eles recebem uma bolsa para pagar as aulas de pintura e materiais de arte.

Para manter consistentemente padrões elevados, o trabalho dos bolsistas é periodicamente revisado por um júri, até atingir um padrão que permita que eles sejam aceitos como membros efetivos. O júri inclui o presidente da Associação ou seu representante nomeado e dois artistas convencionais eminentes e reconhecidos.

Quando aprovado, a diretoria pode admitir um novo bolsista/membro, sujeito à ratificação pelos membros na próxima convenção dos artistas delegados.

A Associação está constantemente buscando novos talentos promissores entre as pessoas com deficiência que, talvez, tenham começado a assumir a pintura como uma forma de terapia. “Os estudantes recebem uma bolsa para ajudar a melhorar o seu padrão de pintura, através de fundos para compra de material de pintura, aulas etc. Isso lhes proporciona meios para se tornarem um membro associado ou de pleno direito da Associação. Conforme um bolsista se desenvolve, melhorando a qualidade do seu trabalho, o valor da sua bolsa pode ir aumentando”, comenta Paola Manograsso.

Quando um bolsista chega a um padrão considerado equivalente ao de profissionais sem deficiência, ele pode se tornar um membro associado ou efetivo.

Para Gonçalo: “tornar-se membro significa que ele vai receber uma renda mensal vitalícia, independentemente se o aumento da sua deficiência tornar impossível a ele fornecer obras de arte para a Associação comercializar. Este acordo liberta o artista de um grande receio diante da possibilidade de perder a capacidade de pintar devido ao seu quadro de saúde”.

Os membros também se beneficiam da interação entre eles. Membros e bolsistas têm a oportunidade de se conhecerem nas conferências da Associação, exposições e outros eventos, onde eles são capazes de se reunir, interagir e aprender uns com os outros.

Os produtos à venda são: cartões, cartões de Natal, calendários, adornos, cartas floridas e kits.

Fonte  https://revistareacao.com.br/a-arte-pelo-brasil-e-pelo-mundo-com-os-pintores-com-a-boca-e-os-pes/

Postado por Antônio Brito 

manifestar repúdio ao Decreto nº 10.185

"A Comunidade Surda do Brasil vem a público manifestar repúdio ao Decreto nº 10.185, de 20 de dezembro de 2019 do Governo Federal, o qual extingue o cargo de Tradutor/ Intérprete de Libras de caráter efetivo/vagos e que vierem a vagar dos quadros de pessoal da administração pública federal, vedando a abertura de concurso público e o provimento de vagas adicionais para o cargo supracitado e entre outros.

A medida fere a nossa dignidade humana, fragiliza o nosso reconhecimento linguístico, e ameaça, sobretudo, os estados e municípios numa possível desobrigatoriedade de se responsabilizarem pela garantia legítima dos direitos surdos, através da Lei nº 10.436/02 (Lei da Libras) e do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e seus respectivos dispositivos propostos, que garantem o intérprete de Libras capacitado, em sala de aula.

A indignação deste decreto se estende ao curso de Bacharelado em Letras/ Libras, nas Universidades e Institutos Federais, além dos incontáveis cursos de intérpretes nas capitais e interiores deste país com aspirantes profissionais da área. Todos eles, também, repudiam a medida e prestam solidariedade à nossa comunidade.

Excelentíssimo Sr. Presidente Jair Messias Bolsonaro e sua digníssima primeira-dama, a Sra. Michelle Bolsonaro, nós surdos deste país, não aceitaremos o retrocesso de nossa causa. A nossa História merece respeito, compaixão, e mais responsabilidade. A palavra proferida em seus Discursos de Posse e os votos dos quais muitos de nós lhe confiaram é, hoje – uma traição – que chegou até nós como o presente de Natal mais doloroso que jamais imaginaríamos receber um dia, depois de tantas conquistas. Vamos à Luta!"

Confira o Decreto 10.185/19: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10185.htm

Acompanhe no Portal da Febrapils – Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais, AQUI >> http://febrapils.org.br

#DescriçãoDaImagem #PraCegoVer #PraTodosVerem: Uma arte gráfica em perto e branco com diversos rostos diferentes e no centro o Símbolo Internacional da Surdez e Perda Auditiva, em vermelho, representado por uma orelha com um traço na diagonal. No topo da imagem, o título: Comunidade Surda do Brasil: Nota de Repúdio pela extinção do cargo de intérprete de Libras na administração pública federal. Fim da descrição.
Fonte 
#JornalistaInclusivo #DeficiênciaAuditiva #PessoaSurda #Surdos #ComunidadeSurdaDoBrasil #GovernoFederal
Postado por Antônio Brito 

Embraer abre inscrições para seleção de PCD na fábrica de São José dos Campos

Candidatos precisam ter o ensino médio completo e os selecionados poderão optar pelas áreas de mecânica, elétrica ou informática.
Embraer abre inscrições para seleção de PCD na fábrica de São José dos Campos
A Embraer abriu inscrições para o processo seletivo para contratação de pessoas com deficiência (PCD) na unidade de São José dos Campos. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de janeiro pela internet.
Segundo a fabricante de aeronaves, as vagas são para São José dos Campos e os selecionados poderão optar pelas áreas de mecânica, elétrica ou informática. Os candidatos precisam ter o ensino médio completo.
O programa terá duração de um ano, com início em março. Os selecionados farão curso de capacitação no Senai em laboratórios instalados na fábrica da Embraer e também colocam o conteúdo aprendido em prática.
No fim do estágio, os profissionais em formação vão receber certificado de conclusão do programa. Os candidatos escolhidos serão remunerados com salário compatível com o mercado e terão direito a benefícios como transporte, refeição e convênios médico e odontológico.
Fonte  https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2020/01/07/embraer-abre-inscricoes-para-selecao-de-pcd-na-fabrica-de-sao-jose-dos-campos.ghtml
Postado por Antônio Brito