30/06/2025

Meeting Loterias Caixa de Vitória reúne novata no tiro com arco e emoção familiar nas piscinas

Competição de tiro com arco no Meeting Paralímpico de Vitória (ES) | Foto: Leidimar Soare/CPB

 

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Vitória, no Espírito Santo, reuniu 185 atletas neste sábado, 28, em disputas de quatro modalidades: atletismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento teve provas divididas entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que recebeu atletismo e tiro com arco, e o Clube Álvares Cabral, sede das competições de natação e tiro esportivo.

A capixaba Jéssica Vieira Stein, de 33 anos, fez sua estreia no Meeting na prova de tiro com arco, na categoria W1 (18 metros), com 127 pontos e a quinta colocação geral. Nascida em Vitória, Jéssica participa do projeto do Centro de Referência do CPB no estado e começou no esporte há dois anos, depois de reconstruir sua rotina a partir de um diagnóstico de neuromielite óptica – uma doença autoimune rara que causou danos motores significativos em 2018, quando ela tinha 26 anos.

Com persistência e mais de cinco anos de fisioterapia, Jéssica recuperou parcialmente os movimentos dos braços, o que permitiu sua introdução ao paradesporto. “Eu tive que reaprender tudo na minha vida desde o que chamo de dia zero, que foi quando tive a doença. O tiro com arco apareceu depois de muito esforço para conquistar independência, e me mostrou que era possível praticar esporte, independentemente da minha deficiência, idade ou condição. O que importa é o esforço e a persistência”, relatou. Engenheira civil de formação, ela atuava em uma concessionária de rodovias em Jundiaí (SP) antes da doença. Agora, sonha alto: “Ainda vamos nos ver em uma edição de Paralimpíadas”, afirmou.

O dia também foi de forte emoção para Adriele Helmer Souza, atleta de 34 anos do Clube de Atletismo do Espírito Santo (CAES), que correu os 1.500m (7min09s) e os 850m (3min30s) na UFES, enquanto acompanhava, pelo celular, a estreia de seus filhos gêmeos na natação. Pedro e Henrique Helmer de Souza, de 13 anos, disputaram os 50m livre no Clube Álvares Cabral, com tempos de 1min27s e 55s49, respectivamente. Ambos nadam pelo clube SEC ES, na classe S13, e convivem com catarata congênita, condição hereditária que afeta a visão.

“Eles tiveram dificuldades nos treinos, não conseguiam completar a prova, e me emocionei muito porque eles foram até o fim, lado a lado nas raias, e simplesmente não desistiram. Hoje, o tempo não importava, eles só precisavam ir até o final”, disse Adriele, atleta da classe T12 (baixa visão), que corre desde 2011, quando começou a praticar esportes como lazer e cuidado com a saúde. “Estou acostumada a competir desde 2016, mas acho que nunca corri tão leve e voltei tão feliz para casa, com meus filhos atletas ao meu lado”, completou.

A abertura do Meeting em Vitória contou com a presença de Marcelo Ferreira, diretor-geral do CPB. “É um prazer estar aqui e ver tantos atletas competindo e realizando seus sonhos por meio do esporte. Ver o Meeting com mais gente a cada competição é motivo de muita satisfação e nos inspira a seguir trabalhando por mais projetos desse porte”, destacou.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, reunindo tanto atletas de elite quanto novos talentos. Desde abril, o evento já passou por Porto Alegre (RS)Rio Branco (AC)Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Aracaju (SE)Goiânia (GO)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB).

Patrocínio

As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a Asics são patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras oficiais da natação, do tiro com arco e do tiro esportivo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro – imp@cpb.org.br

 Fonte https://cpb.org.br/noticias/meeting-loterias-caixa-de-vitoria-reune-novata-no-tiro-com-arco-e-emocao-familiar-nas-piscinas/

Postado Pôr Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário