Com o objetivo de orientar os motoristas sobre o respeito às vagas especiais de estacionamento, espaços destinados a maiores de 60 anos e a pessoas com deficiência, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET de Santos, litoral paulista) promove desde quarta-feira (11), a campanha Respeitar é Legal.
A ação será desenvolvida em vias públicas e, também, em estacionamentos de estabelecimentos privados de uso coletivo (shoppings e hipermercados).
A lei 13.146/2015 autoriza a atuação dos órgãos de trânsito nos referidos locais.
Serão pelo menos duas semanas nas quais a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito irá verificar o uso correto de vagas especiais. Caso sejam encontrados veículos estacionados nesses espaços, sem a exposição da credencial emitida pela companhia de trânsito, será deixado informativo para esclarecer os condutores sobre a qual público se destinam tais vagas.
Ilustrada, a peça também informa que maiores de 60 anos e pessoas com deficiência têm direito a credencial para que possam utilizar as vagas especiais.
No primeiro dia, além de vias públicas, a campanha foi levada ao Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga) e ao Makro Atacadista (Av. N.Srª de Fátima, 1440, Areia Branca).
DENÚNCIA sobre o uso de vagas especiais de estacionamento
Quem observar veículo estacionado em vaga especial, sem a exposição da credencial, pode denunciar à CET pelo 0800-7719194 (opção 1).
Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vaga de idoso/Pcd é infração gravíssima.
A penalidade prevista pela legislação para o infrator é multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte. https://revistareacao.com.br/campanha-respeitar-e-legal-alerta-sobre-uso-de-vagas-especiais-de-estacionamento-em-santos/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário