Preconceitos contra pessoas com deficiências, acima do peso, gays, negros …a lista do que é preciso combater é longa. Para ajudar a pensar no tema, desconstruir estereótipos e possibilitar, desta forma, a construção de um mundo realmente plural, o congresso “Genética não é Destino” reunirá mais de 30 especialistas nas áreas de inclusão e diversidade. O evento, que está em sua 2ª edição, está com as inscrições abertas e vai acontecer, de forma online e gratuita, nos dias 21 e 22 de agosto.
O congresso será transmitido em um estúdio de televisão e possibilitará a interação entre os participantes e mentores. No primeiro dia, a programação vai ser dedicada a desconstrução de preconceitos e desconfortos que carregamos até mesmo de forma inconsciente. Entre os palestrantes, estão nomes como o filósofo e professor Mario Sergio Cortella e o médico Fábio Watanabe, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Familiares de pessoas com deficiências também vão dividir suas experiências. A pedagoga Ana Carol Resende, mãe de um menino com paralisia cerebral, vai levar uma provocação ao público: “meu filho precisa de conserto?” Já Débora Goldzveig, gerente do Instituto Serendipidade, vai contar sobre o que é ter um irmão com deficiência. No mesmo dia, Alex Duarte, idealizador do evento, lançará o livro “Capacitista em Desconstrução”.
A programação do segundo dia vai apresentar narrativas e ações práticas e positivas para o desenvolvimento de uma mentalidade realmente inclusiva. Entre os destaques estão a influencer e humorista Pequena Lô e Mariana Torquato, criadora do maior canal sobre deficiência do YouTube Brasil, o “Vai uma mãozinha aí?”.
Para falar da importância da inclusão nas empresas, foram chamados Henri Zylberstajn, fundador do Instituto Serendipidade e da Escola de Impacto, que irá destacar a importância da cultura ESG, e Fernando Bracconot, do Carrefour Brasil, que levará ao público a discussão sobre o papel da diversidade na mudança da cultura organizacional no mundo corporativo. Luciana Viegas abordará um duplo preconceito com a palestra “onde estão as pessoas pretas com deficiências?”. Victor di Marco chamará a atenção para outra questão: pessoas LGBTQIAP+ com deficiências.
No ano passado, a primeira edição do congresso foi considerada a mais importante iniciativa pela inclusão do Brasil, com mais de 9 mil inscritos. Para não perder a chance de participar da versão 2021, basta se inscrever gratuitamente em www.geneticanaoedestino.org de forma acessível, prática e descomplicada. A programação completa do evento pode ser encontrada também no endereço www.geneticanaoedestino.org. .
O congresso é uma realização do Instituto Serendipidade e do Projeto Cromossomo 21, idealizado por Alex Duarte, com co-realização do Hospital Albert Eistein, Bayer Brasil e Ambipar Group.
Fonte. https://revistareacao.com.br/congresso-gratuito-e-online-reune-grandes-especialistas-em-diversidade-e-inclusao/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário