25/01/2021

Advogada que atua na OAB Paraná representará o Brasil em organização mundial para PCDs

A advogada Valéria Mendes Siqueira, responsável pelo Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, foi escolhida como representante do Brasil na World Disability and Rehabilitation Professionals Association (WDRPA, Associação Mundial de Profissionais com Deficiência e em Reabilitação) para o período de janeiro de 2021 a janeiro de 2025. Até o início deste ano, a instituição congregava representantes de 12 países (veja quadro). O Brasil é o 13º integrante do grupo, sendo o primeiro da América do Sul.

O primeiro contato que teve sobre a possibilidade de integrar a WDRPA ocorreu em novembro de 2020, por meio de um professor que conheceu durante a graduação em Direito. O professor conhece a luta da advogada para incluir, capacitar e tornar autônomas pessoas com deficiência e também seu interesse em travar batalhas também em escala internacional. Por isso, a colocou em contato com um membro da WDRPA que está no Iraque. A escolha decorre também do reconhecimento do trabalho desenvolvido na OAB Paraná. Valéria é primeira advogada cega contratada pelo sistema OAB no Brasil.

Atuação

Na seccional paranaense, Valéria atua em um setor exclusivo para incluir advogados com deficiência e orientar pessoas sobre questões pertinentes à temática dos direitos das PCDs, criado por iniciativa da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Esse Centro de Inclusão, na visão de Valéria, respalda a luta pela inclusão social, capacitação, autonomia e independência das pessoas com deficiência.

“Participei de uma reunião por zoom, enviei o meu currículo e fui convidada para coordenar os trabalhos da WDRPA que iniciarão no Brasil”, relata ela. Para Valéria, a sociedade ainda é muito discriminatória quando se trata de incluir pessoas com deficiência em todo o mundo. No Brasil não é diferente. “Por isso, somar forças com outros países, trocar experiências, ter apoio internacional para conscientizar e informar a sociedade contribuirá, no Brasil, para uma abrangência maior das ações desenvolvidas para capacitar, reabilitar e tornar as pessoas com deficiência independentes e autônomas em todas as áreas de suas vidas resultará em inclusão de uma forma mais natural e menos dolorosa”, acredita.

Missão

As principais atividades envolvem a participação no comitê executivo, a divulgação das conferências, a promoção de eventos e atividades organizados pela associação dentro de sua rede no país ou região representados e o apoio para aumentar o número de associados. Também faz parte das atribuições contribuir para o desenvolvimento da associação por meio de sugestões e manter conexão com o comitê central. Valéria será ainda responsável por dar o suporte para a marca WDRPA no Brasil, participar de pesquisas sobre direitos humanos das Pessoas com Deficiência (PCDs) e atuar para garantir a aplicação destes direitos, elaborar campanhas informativas que contribuam para a inclusão social das PCDs e apresentar proposta de tema para a conferência internacional que ocorrerá em novembro de 2021, tomando por base os projetos em desenvolvimento no Brasil.

Valéria considera que durante as conferências internacionais certamente haverá a troca de informações e conhecimentos que facilitarão a inclusão de pessoas com deficiência. “Nessas conferências pretendo apresentar trabalhos de grande relevância na inclusão de pessoas com deficiência desenvolvidos no Brasil. Dentre eles certamente, na medida do possível, quero apresentar o projeto de empregabilidade do advogado com deficiência da OAB Paraná. Afinal, a função de advogado existe em todos os países e a iniciativa da OAB Paraná continua sendo pioneira no Brasil e também no mundo. Além disso, pretendo conhecer projetos de outros países e trazê-los para serem implementados no Brasil”.

Difusão

Para disseminar as conferências no Brasil, a advogada conta com as redes sociais e com os relacionamentos construídos por mais de 20 anos. “Tenho contatos em todo o país que poderão ser pontes importantes para a divulgação e a implementação dos projetos da organização”, sublinha. Outra tarefa a que a advogada se dedicará será a identificação de potenciais integrantes para a organização. Caberá a ela fazer os convites àqueles que mostrarem maior envolvimento e dedicação na caminhada pela inclusão de pessoas com deficiência. “Da mesma forma, empresas com comportamento inclusivo são possibilidades de futuras parcerias para a viabilização e implementação dos projetos aqui no Brasil”, completa.

Valéria conciliará a representação da WDRPA com suas atividades no Centro de Inclusão da OAB Paraná. “Nosso projeto de empregabilidade vai ao encontro dos propósitos da associação, que é de tornar autônomas e independentes pessoas com deficiência. Sendo assim, penso que com o conhecimento que irei adquirir através da experiência dos coordenadores dos outros países que compõe a instituição poderei potencializar e agilizar o alcance dos objetivos da OAB Paraná e do Centro de Inclusão e da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência no que tange à inclusão das pessoas com deficiência; inclusive dos advogados com deficiência, foco do projeto de empregabilidade da seccional.

Sinergia

Ela aposta que a sua atuação como coordenadora de uma organização internacional propagará também o projeto de empregabilidade; afinal, não há como representar os interesses de uma organização internacional como a WDRPA sem ter na base uma história de atuação nacional na luta por tais direitos. ‘É exatamente isto que o trabalho no Centro de Inclusão e Apoio à Pessoas com Deficiência me proporcionou; a expertise de identificar os passos a serem dados e as barreiras a serem transpostas para alcançar a inclusão social tão desejada pelas pessoas com deficiência”, observa.

“Ainda há muito por ser realizado. A discriminação velada ainda impera na sociedade, seja por falta de informação, receio de não saber como agir ou por preconceito. Mas o principal passo já foi dado, que é agir para incluir em todos os aspectos sociais”, pontua.

 

 

Países com representação na WDRPA

Austrália,

Bangladesh,

Brasil,

Estados Unidos,

Filipinas,

Iraque,

Índia,

Jordânia,

Nepal,

Paquistão,

Polônia,

Quênia

Sri Lanka
Fonte  https://www.oabpr.org.br/advogada-que-atua-na-oab-parana-representara-o-brasil-na-associacao-mundial-de-profissionais-com-deficiencia-e-em-reabilitacao/
Postado por Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário