Olá, pessoal! Eu sumi um pouco por causa de uma reforma em casa, mas já estou de volta. E hoje quero falar para vocês de algo muito útil, principalmente para o bolso de quem é deficiente: o transporte gratuito.
Gostaria de ressaltar que cada cidade/estado pode ter suas próprias regras para a concessão do benefício. Por isso, vou falar de como eu fiz e faço aqui em Belo Horizonte. No entanto, a partir dessas informações, é possível saber por onde começar aí onde você e/ou o deficiente que você conhece estão.
Eu respondi a uma colega de faculdade que é do interior de São Paulo sobre essa questão. Logo, ajudará muitas pessoas. Vamos lá!
Como Fazer o Passe Livre Para Pessoas Com Deficiência?
As pessoas com deficiência física, mental, auditiva e doença renal crônica têm direito ao passe livre ao comprovarem baixa renda (até um salário mínimo). A solicitação pode ser feita tanto pela internet, quanto pelo meio convencional, físico. Mediante apresentação dos documentos que listarei a seguir.
Além disso, a retirada do passe livre intermunicipal e interestadual é diferente. Eu vou explicar tudo.
Quais documentos necessários para tirar o passe livre?
Passe Livre Interestadual
- Documento de identificação; (Carteira de identidade ou trabalho ou previdência social e reabilitação; Título de reservista ou eleitor; Certidão de nascimento ou casamento). Escolha um deles.
- Formulário de Requerimento do passe livre para o beneficiário;
(clique aqui para acessar o formulário);
- Relatório médico padrão do passe livre;
O requerente que precisa de acompanhante, deve solicitar ao médico que adicione esta observação no relatório que deve ser emitido por meio do SUS;
- CPF;
- Foto 3×4 colorida e de fundo branco;
- Comprovante de renda.
Para os casos em que o beneficiário é menor de idade e/ou incapaz, cujo os pais não são os responsáveis legais, deve haver também o termo de tutela ou curatela.
Acompanhantes
Nas viagens intermunicipais, é possível solicitar acompanhante. Os documentos do acompanhante são os mesmos e é preciso acrescentar o seu grau de parentesco e todos os pertencentes ao núcleo familiar.
Em seguida, deve-se preencher o Formulário de Requerimento do Acompanhante. Pelo meio físico, você envia tudo pelo correio. Pela internet, você acessa o Site de Cadastro Para Solicitação do Passe Livre, preenche digitalmente os formulários, escanea e anexa os demais documentos.
Retirada da Passagem
A retirada deve ser feita com no mínimo 3 horas de antecedência da viagem na bilheteria da empresa escolhida. É necessário apresentar a carteira de passe livre e a carteira de identidade. Todas as empresas devem reservar dois assentos nos ônibus para quem tem direito a gratuidade.
Passe Livre Intermunicipal
Eu tenho o passe livre intermunicipal desde criança. Portanto, o requeri presencialmente na União dos Paraplégicos de Belo Horizonte e o renovo todos os anos
Porém, hoje é possível comparecer à uma regional da prefeitura mais próxima da residência do requerente portando os mesmos documentos citados acima.. A fotografia é tirada na hora, pois é digitalizada para o cartão.
Logo, em seguida será agendada uma perícia/entrevista para comprovar a necessidade do deficiente. O prazo para análise e concessão é em média de 30 dias. O passe livre intermunicipal também dá direito ao acompanhante. O cartão possui essa observação e os nomes dos acompanhantes.
Como Renovar o Passe Livre Para Deficiente?
.A renovação é feita uma vez por ano, da mesma forma forma da solicitação. Recomenda-se dar início a renovação com no mínimo 30 dias de antecedência do vencimento.
Viram quanta informação útil? E o melhor: alivia o bolso. Me conte: você sabia de tudo isso? Tem acesso ao Passe Livre ou conhece alguém que precisa?
Fonte: Portal Infraestrutura
NOVIDADE: A partir de agora, o blog conta também com áudio descrição para torná-lo mais acessível à pessoas com deficiência visual. Quem vai fazer a leitura dos artigos é o Victor Alecxander. Confiram o canal dele no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário