17/04/2021

pessoas com deficiência enfrentam problemas para pegar fraldas descartáveis em postos de saúde de Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza 100 unidades de fralda por mês para pessoas com 60 anos ou mais ou com alguma deficiência, porém, os itens estão em falta nas unidades, segundo familiares. Pessoas que precisam de fraldas geriátricas não estão encontrando nos postos de saúde

Familiares de idosos ou pessoas com deficiência relatam dificuldade para receber fraldas geriátricas fornecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em postos de Salvador. De acordo com eles, há dois meses o material está em falta nas unidades.

A dona de casa Enivalda Lopes tem uma filha com paralisia cerebral. Ela conta que no Distrito Sanitário de Itapuã, onde retira as fraldas todo mês, o produto não está sendo entregue.

“Alegam que ainda não chegou a fralda. Perguntam o tamanho que ela usa, falo o tamanho e sempre falam que não tem. Tem dois meses que nós não temos fraldas”, disse Enivalda.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza 100 unidades de fralda por mês para cada pessoa pessoa com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência, desde que sejam cadastradas no Programa Farmácia Popular do Brasil.

A SMS disse, em nota, que vai notificar a empresa responsável pelo fornecimento de fraldas geriátricas por causa do atraso na entrega. Além disso, o órgão informou que o fornecedor alega dificuldade para aquisição de matéria-prima para produção do material por causa da pandemia.

Enquanto o abastecimento não é regularizado, Aline Santos, que cuida da mãe idosa, também relata dificuldades para receber o produto. “Desde o mês de fevereiro, quando foi feita a última retirada, fiz tentativa durante todo mês de março e também de abril diariamente, e a resposta é que não tem fralda ainda”, relata. Aline diz que não tem como arcar com os custos da compra da fralda.

“A gente não tem de onde tirar. Cada pacote de fraldas custa em torno de R$ 50 e só dura em média cinco dias. Ela faz uso de medicação, então a gente está passando dificuldades por causa da falta de insumos. Nós só temos um pacote e já vai acabar”, conclui Aline.

Aline Santos cuida da mãe idosa e relata dificuldade para receber fraldas em Salvador

Reprodução/TV Bahia
Fonte  https://br324.com.br/noticia/41726/parentes-de-idosos-e-pessoas-com-deficiencia-enfrentam-problemas-para-pegar-fraldas-descartaveis-em.html

Postado por Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário