A Seleção Brasileira de rúgbi em cadeira de rodas embarca nesta quinta-feira, 12, rumo à Dinamarca, onde disputa o primeiro torneio da temporada, a Musholm Cup. A disputa acontece de 16 a 18 de fevereiro, na cidade de Korsor, e contará com mais três países: Canadá, Colômbia e os dinamarqueses, donos da casa.
A lista de convocados do Brasil tem 12 atletas e conta com algumas novidades, como Guilherme Benevides, atleta da classe 3.0 do MSB Quad Rugby (SP), Leonardo Pacca, 0.5, e Ruth Borges, 1.0, ambos do Gigantes (SP). Em 2026, eles integram o Programa Nacional de Rugby em Cadeira de Rodas, que tem ao todo 24 atletas.
Atletas com trajetórias consolidadas também estão na lista, como Gabriel Feitosa, Julio Braz e Lucas Junqueira, pilares da Seleção Brasileira nos últimos anos.
Para o treinador Benoit Labrecque, o torneio em solo dinamarquês serve para testar novas formações e observar jogadores, pensando na continuidade da temporada, que tem como principal compromisso a disputa do Campeonato Mundial, em agosto, que será realizado em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico.
“Esse torneio nos permitirá classificar os novos jogadores que temos no Programa Nacional e dar-lhes a oportunidade de mostrar o nível de jogo diante de algumas das melhores equipes do mundo. Será também uma espécie de avaliação dos veteranos para vermos a evolução desde o ano passado”, explicou Benoit.
Na Musholm Cup, Brasil, Canadá, Dinamarca e Colômbia jogam entre si em turno único na fase de classificação, totalizando três partidas para cada. Em seguida, as equipes disputam as semifinais, com o primeiro colocado enfrentando o quarto, enquanto o segundo colocado enfrenta o terceiro. Os perdedores disputam a medalha de bronze, enquanto os vencedores fazem a grande final.
Campeonato Mundial 2026
Em 2026, pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial de rúgbi em cadeira de rodas será realizado no Brasil. O palco da disputa será o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), que recebe as 12 melhores seleções do planeta entre os dias 15 e 24 de agosto.
Nove equipes já estão classificadas. Além do Brasil, país-sede, estão assegurados Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos. As últimas três vagas serão disputadas no Torneio Qualificatório que será realizado em Medellín, na Colômbia, entre 12 e 24 de abril.
Confira a agenda do Brasil na Musholm Cup 2026:
16/02 (segunda-feira)
05h00 – Brasil x Canadá
10h30 – Colômbia x Brasil
17/02 (terça-feira)
05h00 – Dinamarca x Brasil
10h30 – Semifinal – 1º colocado x 4º colocado
12h30 – Semifinal – 2º colocado x 3º colocado
18/02 (quarta-feira)
06h00 – Disputa de bronze
09h00 – Final
*Horário de Brasília
Conheça os atletas convocados:
Lucas Junqueira (0.5) – Ronins (SP)
Leonardo Pacca da Silva (0.5) – Gigantes (SP)
Antônio Carlos Martins Braga (1.0) – Santer Vikings (RJ)
Ruth Borges (1.0) – Gigantes (SP)
Guilherme Figueiredo Camargo (1.5) – Minas Quad Rugby (MG)
Davidson Daniel Oliveira Alves (2.0) – BSB Quad Rugby (DF)
Victor Luis Costa Caldeira (2.0) – Santer Vikings (RJ)
Rodolfo Fernando Polidoro (2.5) – Gigantes (SP)
Alexandre Vitor Giuriato (3.0) – Gigantes (SP)
Guilherme Benevides Teixeira (3.0) – MSB Quad Rugby (SP)
Gabriel Feitosa de Lima (3.5) – IREFES (ES)
Julio Cezar Braz da Rocha (3.5) – Santer Vikings (RJ)
*Com informações da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABCR).
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do rúgbi em cadeira de rodas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/selecao-brasileira-de-rugbi-em-cadeira-de-rodas-viaja-a-dinamarca-para-primeiro-torneio-de-2026/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário