19/02/2026

Brasil conquista mais uma vaga e amplia recorde de participação nos Jogos de Inverno em Milão-Cortina

Vitoria Machado durante competição de snowboard na Áustria | Foto: Divulgação / FIS

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) informam nesta quarta-feira, 18, o recebimento e aceitação de convite nominal enviado pela Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS), em conjunto com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), à atleta Vitória Machado, representante do snowboard, para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Inverno 2026. A competição acontece entre 6 e 15 de março, em Milão-Cortina, na Itália.

Com isso, a delegação brasileira na Itália amplia o recorde de participantes nos Jogos de Inverno, com oito representantes. A maior delegação até então foi a de Pequim 2022, com seis atletas. Até o momento, o melhor desempenho do Brasil foi a sexta posição na prova de 15km do esqui cross-country, com Cristian Ribera, em PyeongChang 2018.

CONFIRA AQUI A CONVOCAÇÃO COMPLETA

A gaúcha Vitória Machado, 21, teve contato com o esporte desde muito jovem, com passagem por diversas modalidades, incluindo a patinação artística, que foi a porta de entrada para o snowboard. Entre suas conquistas, estão duas medalhas de ouro na Copa Europeia de banked slalom nos anos de 2025 e 2026. Ela é a segunda atleta do Brasil a ser convocada para competir no snowboard.

Além de Vitória, vão compor a delegação brasileira em Milão-Cortina: os paulistas Wellington da Silva, Elena Regina e Guilherme Cruz Rocha, a paranaense Aline Rocha, o rondoniense Cristian Ribera, e o paraibano Robelson Lula – todos do esqui cross-country, e o gaúcho André Barbieri, também do snowboard.

Os critérios de concessão de convites do IPC consideraram aspectos como a pontuação dos atletas nos rankings da FIS ou da IBU (União Internacional de Biathlon) e a classe funcional, com enfoque nas classes baixas, caracterizadas por maior comprometimento físico-motor.

Além disso, considerou-se a necessidade de garantir número suficiente de competidores para viabilizar as provas previstas no cronograma dos Jogos, bem como ampliar a diversidade de gênero da equipe contemplada.

Milão-Cortina 2026 marcará a quarta participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno. A estreia ocorreu em 2014, em Sochi, na Rússia, com dois atletas. Quatro anos depois, em PyeongChang, na Coreia do Sul, a delegação brasileira contou com três representantes. Já em Pequim 2022, o país teve sua maior missão até então, com seis atletas.

Em termos de resultado, o melhor desempenho do Brasil até o momento foi a sexta posição na prova de 15km do esqui cross-country, com Cristian Ribera, em PyeongChang 2018. Este também foi o ano em que o país contou com a primeira participação feminina – Aline Rocha, que mais tarde, em Pequim 2022, conquistou um inédito sétimo lugar na prova longa de cross-country.

Na estreia brasileira em 2014, em Sochi, na Rússia, dois paulistas representaram o país: André Cintra, no esqui alpino, e Fernando Aranha, no esqui cross-country. André ficou na 26ª colocação na prova de velocidade de sua modalidade, enquanto Fernando não avançou às finais no 1km de velocidade, na prova de sprint; nos 10km sentado ele ficou em 21º; e nos 15km sentado, em 15º.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Guilherme Cruz Rocha e Robelson Lula são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Wellington da Silva, Cristian Ribera e Elena Regina integram o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 155 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/brasil-conquista-mais-uma-vaga-e-amplia-recorde-de-participacao-nos-jogos-de-inverno-em-milao-cortina/

Postado Pôr Antônio Brito 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário