
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) convocou 15 atletas para o Camping de Treinamento de Futebol Feminino, iniciativa inédita que acontecerá entre os dias 3 e 10 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Esta será a primeira das quatro etapas do Camping de Treinamento. As seguintes acontecerão em julho, setembro e novembro.
O objetivo final é formar a Seleção Brasileira de Futebol de Cegas, que disputará as principais competições da modalidade, entre elas a Copa do Mundo, que acontece ainda este ano, na Índia.
O futebol de cegas ainda não é uma modalidade paralímpica, ou seja, não faz parte da grade dos Jogos Paralímpicos. No entanto, já está sendo desenvolvida mundialmente pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), que realizou a 1ª edição da Copa do Mundo feminina em 2023, na Inglaterra.
“Eu me senti muito honrada de fazer parte deste momento histórico, apesar da minha idade. A formação da Seleção é um marco para a modalidade e também um reconhecimento de quem está lutando há anos para que o futebol de cegas seja valorizado e incentivado. Vai ser também o momento de eu conhecer como está a modalidade em outros estados, pois minha atividade é muito focada no eixo Rio-São Paulo. Será muito bom ver o desenvolvimento das meninas em todo o Brasil”, afirmou a carioca Geisa Alves, 36, atleta do Sesi-SP que pratica futebol de cegas desde 2022 e esteve em dois jogos femininos de exibição realizados no ano passado em conjunto com as duas etapas do Campeonato Paulista masculino da modalidade, no CT Paralímpico.
“Eu fiquei muito feliz. Espero que seja a primeira de muitas convocações. E que seja bem produtiva. Estou bastante ansiosa. Acho que será puxada e de muito aprendizado, sobre técnica, condução de bola”, afirmou a piauiense Erivanha Moura Sousa, 22, do Cadevi-SP.
A atleta contou ter começado a treinar em 2021, inicialmente com apenas mais uma jogadora. “Sempre tive a esperança de que um dia a modalidade iria crescer e teríamos uma Seleção. Hoje deu certo. Eu sei que parte das meninas treinam muito e jogam super bem. Temos um grupo bom para não deixar ninguém passar fácil. Quero participar das competições internacionais e trazer uma medalha, não importa a cor”, completou a jogadora, que também participa de competições de atletismo.
Helder Maciel, presidente da CBDV, falou sobre a importância desse momento: “É um momento de muita alegria podermos iniciar uma fase de treinamento do futebol feminino. A Confederação trabalhou muito intensamente para que isso acontecesse e, finalmente, hoje conseguimos construir um calendário para o futebol feminino. Vamos iniciar em maio com fases pré-estabelecidas e estamos buscando mais recursos para termos mais condições de realizar campings ainda este ano, para atrair meninas que queiram jogar, experimentar o futebol feminino e, quem sabe, formar uma equipe até o fim do ano para disputar um evento internacional. Estou muito feliz. Lutamos muito e agora está acontecendo. Isso tudo graças à parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que foi fundamental. Estamos torcendo pelas meninas, para que tenham sucesso e consigam desenvolver um bom trabalho com a comissão técnica que está à frente desse projeto. Não pensamos apenas no agora, pensamos no futuro com esse pontapé inicial”.
A comissão técnica para o Camping será formada por David Xavier, como treinador, e Thalita Ribeiro, como assistente técnica
Confira a convocação completa:
- Andreza Lima da Silva – Fixa/Ala – ADESUL/CE
- Beatriz Rocha Da Silva – Ala – APADV/SP
- Carla Cristina Nunes Rodrigues – Ala – ADESUL/CE
- Eliane Gonçalves Da Silva – Ala – ASPAEGO/GO
- Elisama Reis Da Conceição – Ala – ESCEMA/MA
- Erivanha Moura Sousa – Ala – CADEVI/SP
- Franscisca Raissa Porfirio da Silva – Fixa/Ala – ADESUL/CE
- Geisa Viana Almeida Alves – Pivô – SESI/SP
- Ligia Nogueira – Goleira – ADESUL/CE
- Maedna Pereira e Pereira – Ala – ESCEMA/MA
- Rafaela Paulino Silva – Ala – ICB/BA
- Rayanne Pereira Torres – Goleira – CADEVI/SP
- Renata Vitória Soledade Pereira – Ala – ICB/BA
- Sarah Santana Da Silva – Ala – CADEVI/SP
- Tamiris Silva Souza – Ala – APADV/SP
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Fonte https://cpb.org.br/noticias/cbdv-convoca-15-atletas-para-primeiro-camping-de-treinamento-de-futebol-de-cegas-no-ct/
Postado Pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário