15/08/2024

Brasil perde o pai do Menino Maluquinho

 Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”.

                                    

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, no apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio

Ele era chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”.

O velório foi ontem, domingo de manhã, na Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio. O sepultamento aconteceu às 16h30, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. Tinha 3 três filhos.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga/MG, onde passou a infância. Mais velho de uma família com 7 irmãos, Ele teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas 6 anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.

Iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez...”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas” em que havia estreado.

Formado em Direito começou a trabalhar na famosa revista “O Cruzeiro”. Trabalhou também no “Jornal do Brasil”. São dessa época os personagens Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

Foi ele quem publicou a primeira revista brasileira em quadrinhos colorida com a “Turma do Pererê”. Os personagens eram um pequeno índio e vários animais que formam o universo folclórico brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja.

Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, “FLICTS”. Em 1979, passou a se dedicar à literatura para crianças.

Seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, saiu em 1980. É considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos, que virou até filme no cinema.

Fonte: https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=9dc4194a-ba3c-410e-ac09-ccd0defeab31

Postado Pôr: Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário