A cidade de Embu-Guaçu/SP lança uma campanha para divulgar o direito ao transporte interestadual gratuito para pessoas com deficiência, incluindo autistas, através do Passe Livre.
O transporte interestadual gratuito para PcD, que inclui pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), é chamado de Passe Livre e a cidade de Embu-Guaçu/SP tem uma campanha grande para divulgação do direito.
Mas, o autista e seu acompanhante também podem ter gratuidade no transporte interestadual.
O Passe Livre é valido para transporte interestadual convencional público por ônibus, trem ou barco/balsa.
Transporte interestadual é o transporte entre os estados dentro do Brasil.
Infelizmente o Passe Livre NÃO É VALIDO para viagens em ônibus executivo e leito, nem para o transporte intermunicipal. Entretanto, se o transporte básico, o mais simples da empresa for o executivo, neste caso, quem tem Passe Livre terá direito a usar para viajar em ônibus executivo.
O benefício para este serviço é totalmente GRATUITO.
Tem direito ao Passe Livre, qualquer pessoa com deficiência comprovadamente carente, ou seja, aquele que tem uma renda per capita = por pessoa que mora dentro da mesma casa = de até 1 salário mínimo.
Um detalhe importante é que, para que o acompanhante tenha gratuidade, juntamente com o autista é necessário que no formulário médico esteja escrito que a pessoa com autismo precisa de um acompanhante para a viagem.
Você pode fazer tudo pela internet, só precisa ter em mãos o número do RG, número do CPF, data de nascimento e saber a renda de todos os membros do grupo familiar (aqueles que moram na mesma casa que a pessoa com autismo).
Se você ou seu filho já recebe o BPC, fica muito mais fácil solicitar o Passe Livre.
Para renovar o passe livre é necessário refazer todo o processo 30 dias antes de vencer o Passe Livre.
Assim como a solicitação, a renovação pode ser feita online.
Saiba mais no link:
https://embuguacu.sp.gov.br/passe-livre-
Fonte: https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=f9e14f36-64b4-48f3-ab73-e444f7c00615
Postado Pôr: Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário