13/08/2024

O símbolo da pessoa com deficiência vai mudar?

 A Comissão de Direitos Humanos aprovou o projeto que visa substituir o Símbolo Internacional de Acesso pelo Símbolo Internacional de Acessibilidade, gerando debate sobre sua eficácia e representatividade.

                        

No dia 19 de junho último, foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH), o projeto que visa a substituição do Símbolo Internacional de Acesso pelo Símbolo Internacional de Acessibilidade. Mudar da tradicional cadeirinha branca no quadrado azul, pela bolinha com um ser humano de braços e pernas abertas. O símbolo internacional de acessibilidade foi desenvolvido pela ONU em 2015 e é denominado de 'A ACESSIBILIDADE'. Ele foi divulgado mundialmente e está regulamentado para indicar produtos, serviços e eventos, mas ainda não é oficial para indicar acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos transportes etc. Alías, não foi adotado praticamente em nenhum país como 'oficial'. Todos continuam usando a 'cadeirinha azul' normalmente. Só no Brasil se percebe esse movimento pela troca.

No Brasil, muitos afirmam que o novo símbolo tem a intenção de abranger uma compreensão mais ampla, garantindo que todas as pessoas com deficiência se sintam representadas e reconhecidas. E uma ala que o defende, diz que o símbolo da cadeirinha – usado desde sempre – tem uma representatividade maior para as pessoas com deficiência física. Eles afirmam que o novo símbolo transmite a ideia de universalidade entre os diversos tipos de deficiência e, por ter uma imagem imparcial e neutra, pretende evitar constrangimentos para pessoas com deficiências não visíveis.

O problema é que o símbolo novo é totalmente desconhecido da imensa maioria da população brasileira e mundial. E ele exposto, hoje, em portas de banheiros, locais públicos ou privados, elevadores, meios de transporte, vagas de estacionamento etc... ele não vai significar nada para as pessoas sem deficiência, que certamente não vão entender nada e por consequência, não vão respeitar. Até mesmo uma boa parte das pessoas com deficiência não conhecem a nova simbologia.

Em qualquer parte do mundo, quando qualquer pessoa se depara com o quadrado azul com a cadeirinha branca, TODOS sabem seu significado – PcD ou não – e respeitam sua função.

Fica a pergunta: 'se o mundo não aplicou o novo símbolo proposto pela ONU há tanto tempo, por que o Brasil, somente nós temos que utilizá-lo'? Será que o Brasil está certo e o mundo inteiro errado ? Ou mais uma vez estamos andando na contramão?

Fica aqui para tirarmos nossas próprias conclusões.

Fonte: https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=5c613a4a-e159-4fe6-8fe4-cd449e496cb0

Postado Pôr: Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário