04/05/2023

Senadora Mara Gabrilli testa exoesqueleto para PcD nos EUA

A senadora Mara Gabrilli – que ficou tetraplégica aos 26 anos após um acidente de carro – teve a oportunidade há alguns dias, de testar uma tecnologia revolucionária voltada para a reabilitação de pessoas com deficiência: o exoesqueleto Atalante, em Nova York, nos EUA, onde ela também participou de um encontro com profissionais de renome mundial em reabilitação.

O equipamento funciona como um suporte para que pessoas com deficiência motora possam ficar de pé e se moverem de maneira multidirecional e com braços livres, ou seja, ANDANDO !

O exoesqueleto que Mara testou é um projeto de 3 estudantes de engenharia que fundaram uma startup francesa chamada “Wandercraft”, em 2012. O equipamento viabiliza a locomoção de pessoas que perderam movimentos do corpo, como: sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), lesão medular, Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, traumatismo cranioencefálico, tetraplegia, entre outros tantos.

O Atalante dispensa o uso de andadores. Como o robô contém um sistema de controle de equilíbrio, o usuário praticamente veste o exoesqueleto, o que dá maior estabilidade, permitindo que ele se incline e faça movimentos com o tronco, sem cair.

Ele ainda permite que a pessoa, além de se inclinar, também possa sentar e levantar, andar de frente, de costas e de lado, além de subir degraus também.

Mara teve essa experiência incrível no final de abril e a missão da senadora nos EUA não parou por ai. Ela teve como principal objetivo contribuir com a efetivação de uma possível parceria e compartilhamento de tecnologia, para o desenvolvimento de uma pesquisa pioneira neste sentido, no estado de São Paulo.

Confira o vídeo emocionante de Mara Gabrilli testando o equipamento no link:
https://www.youtube.com/watch?v=MwGNNtWDa5g

Fonte https://revistareacao.com.br/senadora-mara-gabrilli-testa-exoesqueleto-para-pcd-nos-eua/

Postado pôr Antônio Brito 


Nenhum comentário:

Postar um comentário