Vacinação contra poliomielite está baixa
Neste ano, apenas 21% das crianças de 0 a 5 anos foram vacinadas contra a poliomielite no estado de São Paulo. A meta da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar 95% até o dia 30 de outubro, o que representa 2,1 milhões de crianças. Até agora, apenas 460 mil foram aos postos se imunizar.
A poliomielite, chamada de paralisia infantil, não registra mais casos no país graças à vacina. Em agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que apenas dois países no mundo ainda registravam casos da doença, Paquistão e Afeganistão. Mas o risco da doença voltar ao país ainda existe.
Em 2019, a meta também não foi atingida no estado. "A gente tem observado nos últimos anos que a adesão às vacinas tem caído um pouco. A vacina é um bem público. Com a pandemia e a queda nas coberturas vacinais, estamos sim com a preocupação do retorno de outras doenças, cujas vacinas têm uma excelente proteção", disse Helena Sato, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.
A ajudante geral Viviane dos Santos Caetano já levou seu filho Enzo, de 2 anos, para se vacinar. "Acho muito importante, ter a carteirinha de vacinação em dia e levar pra tomar em todas as campanhas".
Nos postos de saúde também estão disponíveis outras 13 vacinas como a do HPV, a pentavalente e a BCG, que protege da tuberculose. Em nenhuma delas se atingiu a meta de vacinação.
Vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde — Foto: Reprodução/TV Globo.
Fonte https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/21/apenas-21percent-das-criancas-ate-5-anos-tomaram-vacina-contra-a-poliomielite-em-sp-neste-ano.ghtml
POSTADO POR ANTÔNIO BRITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário