De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Cuidados Paliativos são ações que consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, ou seja, de forma a aliviar o sofrimento com compaixão, controlando os sintomas e a dor.
Na Pediatria, se dá em situações de doença aguda ou crônica que tragam risco eminente à vida. A abordagem paliativista pode e deve ser adotada mesmo quando existe o tratamento curativo. Pode ter início desde o momento em que a doença é diagnosticada e pode continuar independentemente da opção pelo tratamento ser ou não voltado à doença em si.
No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos e o tema deste ano é “Meu cuidado. Meu conforto”.
Cuidado e conforto para o paciente e família são os pilares desse acompanhamento e é por meio de formação técnica qualificada que os profissionais que abordam os Cuidados Paliativos estão preparados para seguir juntamente com o paciente em todas as etapas do seu processo.
“Os Cuidados Paliativos são a melhor maneira de enfrentar uma doença ameaçadora à continuidade da vida. Esta jornada pode ser vivida plena e conscientemente por meio de recursos criativos e personalizados que a equipe irá construir com a família na tomada de decisões compartilhadas e zelando pelo cuidado impecável dos aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais”, explica Denise Lopes Madureira, coordenadora de equipe de Cuidados Paliativos do Sabará Hospital Infantil.
Entre as condições para uma criança receber o atendimento da equipe de cuidados paliativos estão: quando a cura é possível, mas pode falhar, em casos como câncer avançado, progressivo ou de mau prognóstico, ou cardiopatias congênitas complexas o adquiridas; em condições que requerem tratamento complexo e prolongado, como no caso da fibrose cística.
O mais importante é saber que, quanto mais cedo for feito o encaminhamento para a equipe, maiores serão as chances de atuação e melhores serão as condições do cuidado total a ser oferecido à criança e familiares.
Fonte https://revistareacao.com.br/10-de-outubro-dia-nacional-dos-cuidados-paliativos/
POSTADO POR ANTÔNIO BRITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário